NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Pesquisa FACIAP revela expectativa de compras para o Dia dos Pais

terça, 06 de agosto de 2024

Levantamento foi feito pela Faciap em parceria com o Datacenso

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em parceria com o grupo Datacenso, realizou uma pesquisa que traça um panorama das expectativas de compras dos consumidores paranaenses para o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto. Os dados obtidos são importantes para que os comerciantes compreendam o cenário de consumo e possam planejar estratégias eficazes para potencializar suas vendas.


A pesquisa, que entrevistou 600 consumidores em várias regiões do Paraná, revelou que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 208,17, com uma ligeira variação entre as regiões. Em relação às formas de pagamento, 34% dos consumidores preferem pagar à vista no cartão de crédito, seguido por 21% que optam pelo parcelamento no cartão.


Os presentes mais populares para este Dia dos Pais são roupas (51%), calçados (23%) e perfumes/cosméticos (18%). Este dado pode orientar os comerciantes a focarem seu estoque nesses itens, garantindo maior alinhamento com as expectativas dos consumidores.


Ainda, segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados vão optar por realizar um almoço em casa para os pais, enquanto o restante se divide em almoço ou jantar em restaurante e demais atividades. 


Escolha do presente


Quando se trata de escolher presentes, 41% dos entrevistados baseiam sua escolha nas necessidades ou desejos do pai, enquanto 37% consideram os interesses e hobbies paternos. Este dado sugere que os comerciantes devem estar atentos às preferências individuais dos pais para oferecer produtos mais personalizados e atrativos.


Também, a pesquisa mostra que 81% dos entrevistados pesquisam os preços antes de efetuarem a compra do presente. Mais um sinal para que os comerciantes possam montar as estratégias de melhor preço para o dia. 


A pesquisa também revelou que 54% dos consumidores costumam apostar em presentes tradicionais, enquanto 46% pretendem surpreender com algo que ele não tenha pedido. Outro dado é que 54% compram o presente com antecedência e 46% deixam para a última hora.

Fonte: Assessoria ACIAI e FACIAP

Galeria de Fotos