NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
OBSERVATÓRIO SOCIAL: Cerimônia marca início das atividade
sexta, 09 de agosto de 2013
Na manhã de quinta-feira (01), uma solenidade foi realizada para formalizar a filiação do município de Irati ao Observatório Social do Brasil. Estiveram presentes no evento os vereadores Antonio Celso de Souza e Alceu Hreciuk, o prefeito Odilon Burgath e diversos membros do Secretariado Municipal, além de empresários e autoridades representando o Poder Judiciário e o Ministério Público.
O presidente do Observatório Social de Irati, Vanderlei Zarpelon, pediu auxílio das autoridades para que o órgão cumpra seu papel de fiscalização dos poderes Executivo e Legislativo municipais. "Conto com a colaboração do prefeito, do presidente da Câmara, dos secretários e dos vereadores para que a gente possa efetivamente atuar no município. A ideia é a gente se ajudar", afirmou.
Zarpelon ainda enfatizou o papel de toda a comunidade iratiense nas atividades do ente. "É preciso deixar claro que o Observatório não é uma propriedade particular minha, da diretoria, nem de ninguém. Nós somos somente voluntários, que estamos dedicando um pouco do nosso tempo para essa atividade. Mas toda a comunidade iratiense pode e deve participar. São todos bem-vindos a nos acompanhar e nos ajudar", comentou.
Em seguida, quem usou a palavra foi a diretora executiva do Observatório Social do Brasil, Roni Enara. Ela iniciou sua apresentação com diversas informações técnicas sobre a entidade, como por exemplo, que atua em 77 municípios e 14 Estados brasileiros, e que já possibilitou uma economia de R$ 300 milhões aos cofres públicos desde o início de sua atuação, em 2007, e que a média do número de empresas que participam do processo licitatório é maior em cidades onde o observatório funciona.
Foram citados diversos exemplos de atuação da entidade, como em Ponta Grossa, onde houve economia de R$ 24.980 milhões em 8 meses por meio do acompanhamento de licitações, e Itajaí, onde a atuação do Observatório levou o Ministério Público a cancelar uma licitação irregular. "São diversos casos. Existem empresas que só vendem, de clipe de papel a helicópteros, mas não entregam nada, e outras que, quando a Prefeitura faz o levantamento de preço, jogam o valor lá em cima para que a média seja mais alta e possam lucrar mais explorando o erário público, etc", apontou Enara.
Quem também esteve presente foi o vice-presidente do Observatório Social do Brasil, Nei Nóbrega. Em uma apresentação bastante emotiva, ele esclareceu: "Nosso trabalho não é fazer denuncismo, não é ir na imprensa e mostrar irregularidades. Pelo contrário, nossa ideia é valorizar os representantes que efetivamente estejam cumprindo suas funções e respeitando os princípios que regem a administração pública", destacou.
Nóbrega ainda pontuou questões referentes ao movimento "Zona Livre de Corrupção", iniciado pelo Observatório Social do Brasil. "Onde é que começa essa praga que assola o país, chamada corrupção? Quando a gente fura fila, estaciona em local proibido, oferece propina para ser liberado pela polícia, dirige sob efeito de álcool. É aí que começa a corrupção, e é contra isso que estamos lutando", disse.
O secretário municipal de Finanças e Orçamento, Luiz Valdir Slompo de Lara, comentou sobre a importância do trabalho do observatório no sentido de divulgar os processos licitatórios. "Houve casos de licitações que abrimos e acabaram desertas, ninguém participou. Abrimos novamente, e quem ganhou foram empresas de fora. Então é interessante que haja esse trabalho maior de difundir essa informação para que os empresários locais sejam mais valorizados", mencionou.
Por fim, o prefeito Odilon Burgath fez seus comentários. "O Observatório Social faz parte da legítima cidadania. É um órgão apartidário e uma ferramenta que nos dá mais segurança ainda na questão de transparência, eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos", citou.
O Observatório Social do município funcionará em anexo ao prédio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Irati (ACIAI), localizado à Travessa Frei Jaime, 40, Centro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Você já conhece os palestrantes que inspirarão o futuro no 2º Congresso Empresarial?
Confira quem serão os grandes nomes que estarão presentes no congresso que promete ser um evento para mudar a sua mentalidade em relação ao empreendedorismo
SPC BRASIL lança novas consultas cadastrais
Mais segurança e qualidade na análise de crédito
ACIAI Mulher realiza visita à RPC como forma de fortalecer os negócios
Faciap critica projetos que elevam custas cartoriais no Paraná
Etapa final do PDLA Jovem 2025 reúne jovens empresários na sede da ACIAI
Evento aconteceu pela primeira vez em Irati e contou com a presença de jovens de mais de 30 cidades paranaenses
ASSOCIADOS
EMPORIO PARFUM
RUA TEODORO CHICHEVICZ
Telefone: (42) 9905-4547
TERROA GASTRONOMIA
R 15 DE JULHO
Telefone: (42) 9133-5015
HE SOLUCOES AUDITIVAS
R ZEFERINO SALES BITTENCOURT
Telefone:
BRANDS & CO.
CARLOS THOMS
Telefone:
ARMAZEN SÃO VALDOMIRO
R JOAO GRYCHINSKI
Telefone: (42) 3422-3144
Galeria de Fotos
Data de emissão: 05/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|