NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Nos primeiros sete meses de 2021, setor de serviços no Paraná teve crescimento de 6,8%

sexta, 17 de setembro de 2021

No dia 14 de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um estudo com dados relevantes para empresários e comerciantes. Em relação ao volume de serviços, o Paraná teve um crescimento de 6,8% entre janeiro e julho de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Somado a isso, as atividades turísticas, que fazem parte do macro setor, tiveram um aumento de 7,7%, o que mostra uma retomada mais intensa, que se deve ao avanço da imunização contra a Covid-19. 

Na evolução mês a mês, o Paraná está entre os oito melhores da pesquisa, ao lado de Alagoas (5,4%) e Pernambuco (4,1%). Além disso, o Estado teve o crescimento impulsionado por alguns setores, como Transporte, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio (9%), Serviços Prestados às Famílias (7%), Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (5,6%) e Serviços de Informação e Comunicação (4%).

Só durante o mês de julho, em comparação com o mês anterior, o crescimento foi de 1,5% na série com ajuste sazonal, o que representa um dos melhores resultados do Brasil, à frente da média nacional, de 1,1%. No comparativo com o mesmo mês, mas no ano anterior, durante a primeira onda da pandemia, o avanço foi de 16,6%. Segundo o IBGE, foi o sexto resultado seguido com crescimento, após evoluções de 2,4% em fevereiro, 0,8% em março, 1,7% em abril, 0,9% em maio e 1,4% em junho.

Em relação aos dois setores que mais se destacaram, o segmento de Transportes foi estimulado pelo aumento de receita das empresas de transporte rodoviário de cargas; transporte aéreo de passageiros; gestão de portos e terminais; rodoviário coletivo de passageiros; e navegação de apoio marítimo e portuário. Já o setor de Serviços Prestados às Famílias ganhou força com o aumento de reservas em hotéis; consumo em restaurantes; atividades de condicionamento físico; e parques de diversão e temáticos.

Turismo dá sinais de recuperação

Em relação ao impacto financeiro sobre o setor de Turismo, o Estado registrou crescimento de 2,8% em julho de 2021, comparado com o mês anterior; e de 21,7% em relação a julho de 2020. No acumulado do ano, o crescimento é de 9,6%. Para saber todos os dados sobre o setor de turismo, leia a matéria completa na Agência de Notícias do Governo.

Fonte: Governo do Estado.

Fonte:

Galeria de Fotos