NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Faciap critica projetos que elevam custas cartoriais no Paraná
terça, 23 de setembro de 2025
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) manifesta-se contrária aos Projetos de Lei 736/2025 e 745/2024, do Tribunal de Justiça do Estado, que propõe reajustes nas custas cartoriais e tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.
O PL 736/2025 atualiza as custas judiciais e emolumentos para financiar o Tribunal de Justiça do Paraná, impondo novos custos aos usuários da Justiça. Já o PL 745/2024 foca especificamente no reajuste dos emolumentos de cartórios, visando a remuneração desses serviços. Embora a justificativa seja a correção pela inflação, ambos os projetos aumentam o custo final para a população, especialmente se os reajustes acumulados já estiverem acima do IPCA.
Segundo a entidade, que representa 300 associações comerciais e cerca de 100 mil empresas, a medida impõe aumento desproporcional de custos à sociedade e compromete a competitividade do setor produtivo. A Faciap já havia se posicionado contra iniciativas semelhantes em 2020 e em 2023, reiterando sua defesa de um ambiente de negócios mais equilibrado e transparente.
O posicionamento é reforçado pelo G7, grupo que reúne as principais entidades empresariais do Paraná, que também alertou para os impactos negativos do projeto e defendeu maior clareza e uniformidade nas tabelas cartoriais.
O tema deve voltar à pauta da CCJ nos próximos dias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Novo Portal de Assinatura Digital lançado pela Caixa
Inadimplência: Faciap e SPC Brasil divulgam dados de junho
O número de consumidores inadimplentes no Paraná registrou crescimento de 6,97% em junho de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar da alta, o índice ficou abaixo da média da Região Sul (10,67%) e também inferior à média nacional (7,55%).
Miss Irati 2026 é encerrado com premiação das vencedoras e celebração do sucesso do concurso
ACIAI promove 37ª edição do Café com debate sobre inadimplência e proteção dos negócios
Encontro terá palestra do advogado Renato Hora e vai abordar estratégias para reduzir riscos e fortalecer a gestão financeira das empresas
Miss Irati 2026 elege nova representante do município e é sucesso de público
Bianca Eduarda Ilatchuk foi coroada Miss Irati 2026 em noite de gala que reuniu 13 candidatas e destacou beleza, representatividade e protagonismo feminino
ASSOCIADOS
MARIA BONITA
R 15 DE JULHO
Telefone: (42) 9997-8933
VITAL VET
ARCELIO BATISTA TEIXEIRA
Telefone:
REVISA CENTRO AUTOMOTIVO
AVENIDA EXPEDICIONARIO JOAO PROTEZEK
Telefone: (42) 9910-0138
PROMAX PNEUS E RECAPAGENS
AVENIDA EXPEDICIONÁRIO JOÃO PROTZEK
Telefone: (42) 9142-7473
VILLA PETS CENTRO VETERINÁRIO
RIO DE JANEIRO
Telefone:
Galeria de Fotos