NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Endividamento e contas atrasadas aumentam no mês de junho no Paraná
terça, 22 de julho de 2014
O número de paranaenses endividados aumentou no mês de junho, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR). Neste mês, 88,7% das famílias afirmam possuir algum tipo de dívida, enquanto em maio esse percentual era de 84,5%. Em junho de 2013, o percentual de consumidores com dívidas era de 87,8%. O endividamento dos paranaenses continua bem acima da média nacional, que contabiliza 62,7% das famílias com dívidas.
Junho também registra um volume maior de famílias com contas em atraso, que passou de 26,8% em maio para 27,6%. A diferença é ainda mais expressiva ante junho de 2013, quando 18,7% dos entrevistados estavam com os pagamentos em aberto.
O percentual dos consumidores que não terão condições de quitar suas dívidas se manteve estável. Era de 9,9% no mês passado e está em 10,2% em junho. No mesmo mês do ano anterior, 6,2% das famílias revelaram que não conseguiriam pagar as contas atrasadas.
O cartão de crédito continua sendo o principal motivo das dívidas para 64,4% dos paranaenses, seguido pelo financiamento de veículos (13,6%) e pelo financiamento imobiliário (10,6%). No entanto, verifica-se uma queda no uso do cartão pelas classes A e B. Em junho, o percentual de pessoas com renda superior a dez salários mínimos com compras parceladas no cartão de crédito é de 63,2%, mas era de 70,6% no mês passado. Nas classes C, D e E houve pouca variação, passando de 66,1% em maio para 64,6% em junho.
Do total de entrevistados, 23,3% afirmam estar muito endividados; 45,7% se consideram mais ou menos endividados; 19,7% pouco endividados e apenas 11,3% não têm dívidas. As classes A e B possuem o nível mais elevado de comprometimento da renda, com 29,3% dos consumidores nesse perfil declarando-se muito endividados, ante 22,1% nas classes C, D e E.
Em comparação com junho de 2013, constata-se que o nível de endividamento dobrou ao longo dos últimos 12 meses. O percentual de consumidores muito endividados naquela época era de apenas 10,5%.
O tempo médio do atraso nos pagamentos ficou em 56 dias no mês de junho, sendo de 58 dias nas classes C, D e E e de 47,6 dias nas classes A e B. Já o tempo médio de comprometimento da renda com dívidas é de 7,6 meses. A parcela da renda comprometida com dívidas mensais é de 31,5%.
Fonte: Fecomercio/ Imprensa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comércio de Irati inicia horário de atendimento especial de fim de ano
Lojas ampliam horário de atendimento e reforçam a campanha “Natal de Luz, Irati de Oportunidades”
Natal Mágico da ACIAI convida crianças para tarde de festa e diversão
Evento de encerramento natalino reunirá artistas circenses, brinquedos, pipoca e algodão doce gratuitos
Comércio de Irati prevê aumento nas vendas de Natal, aponta pesquisa da ACIAI
Pesquisa foi realizada entre os associados da Associação
Comércio de Irati se prepara para a Black Friday, data que movimenta o varejo e antecipa as compras de fim de ano
ACIAI divulga realização do Miss Irati 2026
Evento celebrará beleza, cultura e identidade iratiense
ASSOCIADOS
FIXUP ODONTO
R RUA BARAO DO RIO BRANCO
Telefone: (42) 3422-7822
CALIFORNIA GARDEN IMOVEIS
RUA MARGARIDA MANSSUR MALUCELLI
Telefone: (42) 9967-5062
ARTE ANNE CONFECCOES
RUA JOAO LETCHACOVSKI
Telefone: (42) 9929-8828
KAREN JAREMA - SALÃO DE BELEZA
PEDRO MOREIRA
Telefone: (42) 9943-4071
METAL SUL
RUA DOUTOR CORREIA
Telefone:
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 08/12/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|