NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Endividamento e contas atrasadas aumentam no mês de junho no Paraná
terça, 22 de julho de 2014
O número de paranaenses endividados aumentou no mês de junho, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR). Neste mês, 88,7% das famílias afirmam possuir algum tipo de dívida, enquanto em maio esse percentual era de 84,5%. Em junho de 2013, o percentual de consumidores com dívidas era de 87,8%. O endividamento dos paranaenses continua bem acima da média nacional, que contabiliza 62,7% das famílias com dívidas.
Junho também registra um volume maior de famílias com contas em atraso, que passou de 26,8% em maio para 27,6%. A diferença é ainda mais expressiva ante junho de 2013, quando 18,7% dos entrevistados estavam com os pagamentos em aberto.
O percentual dos consumidores que não terão condições de quitar suas dívidas se manteve estável. Era de 9,9% no mês passado e está em 10,2% em junho. No mesmo mês do ano anterior, 6,2% das famílias revelaram que não conseguiriam pagar as contas atrasadas.
O cartão de crédito continua sendo o principal motivo das dívidas para 64,4% dos paranaenses, seguido pelo financiamento de veículos (13,6%) e pelo financiamento imobiliário (10,6%). No entanto, verifica-se uma queda no uso do cartão pelas classes A e B. Em junho, o percentual de pessoas com renda superior a dez salários mínimos com compras parceladas no cartão de crédito é de 63,2%, mas era de 70,6% no mês passado. Nas classes C, D e E houve pouca variação, passando de 66,1% em maio para 64,6% em junho.
Do total de entrevistados, 23,3% afirmam estar muito endividados; 45,7% se consideram mais ou menos endividados; 19,7% pouco endividados e apenas 11,3% não têm dívidas. As classes A e B possuem o nível mais elevado de comprometimento da renda, com 29,3% dos consumidores nesse perfil declarando-se muito endividados, ante 22,1% nas classes C, D e E.
Em comparação com junho de 2013, constata-se que o nível de endividamento dobrou ao longo dos últimos 12 meses. O percentual de consumidores muito endividados naquela época era de apenas 10,5%.
O tempo médio do atraso nos pagamentos ficou em 56 dias no mês de junho, sendo de 58 dias nas classes C, D e E e de 47,6 dias nas classes A e B. Já o tempo médio de comprometimento da renda com dívidas é de 7,6 meses. A parcela da renda comprometida com dívidas mensais é de 31,5%.
Fonte: Fecomercio/ Imprensa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Você já conhece os palestrantes que inspirarão o futuro no 2º Congresso Empresarial?
Confira quem serão os grandes nomes que estarão presentes no congresso que promete ser um evento para mudar a sua mentalidade em relação ao empreendedorismo
SPC BRASIL lança novas consultas cadastrais
Mais segurança e qualidade na análise de crédito
ACIAI Mulher realiza visita à RPC como forma de fortalecer os negócios
Faciap critica projetos que elevam custas cartoriais no Paraná
Etapa final do PDLA Jovem 2025 reúne jovens empresários na sede da ACIAI
Evento aconteceu pela primeira vez em Irati e contou com a presença de jovens de mais de 30 cidades paranaenses
ASSOCIADOS
DE MODAS E ACESSORIOS
RUA XV DE NOVEMBRO
Telefone: (42) 9973-5247
CHALEIRA PRETA RESTAURANTE E PANIFICADORA
AL VIRGILIO MOREIRA
Telefone:
OMO LAVANDERIA
RUA ANTONIO CANDIDO CAVALIN
Telefone: (42) 9974-0344
HE SOLUCOES AUDITIVAS
R ZEFERINO SALES BITTENCOURT
Telefone:
CARNEIRO MAQUINAS E EQUIPAMENTOS
R DOUTOR FERNANDO SEILLER ROCHA
Telefone: (42) 9936-8532
Galeria de Fotos
Data de emissão: 05/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|