NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Empresas x Eletrobras
segunda, 12 de setembro de 2011
Federação das Associações Comerciais impetrou Ação Coletiva visando restituição de valores sobre empréstimo compulsório cobrado nas faturas de energia elétrica entre 1987 e 1993.
Fonte: Faciap
A Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, interpôs um Mandado de Segurança Coletivo contra a Eletrobrás, para a restituição da diferença de correção monetária sobre empréstimo compulsório cobrado nas faturas de energia elétrica entre os anos de 1987 e 1993. Na época, empresas filiadas às Associações Comerciais e Empresariais pagaram os valores, que agora podem ser ressarcidos. A Ação já foi julgada em segunda instância e o Superior Tribunal de Justiça já se manifestou a favor dos contribuintes.
Anos antes dos fatos, foi instituída a Lei nº 4.156/62, que tinha entre seus itens o empréstimo compulsório sobre energia elétrica. O valor foi cobrado nas contas de consumo de 1964 e 1993. Até 1976, esses valores eram trocados por títulos ao Portador, porém, em 1977, quando havia consumo acima de 2.000 Kwh (caso de indústrias) era necessário o pagamento do empréstimo compulsório à alíquota de 32,5% sobre o total utilizado. Já os consumidores com menos de 2.000Kwh ficaram sujeitos ao imposto único sobre energia elétrica.
A partir do 1º dia do ano seguinte ao do pagamento do imposto, haveria a correção monetária dos valores. Mas a Eletrobrás antecipou o vencimento dos créditos do empréstimo, convertendo-os em participação acionária. O ato foi realizado utilizando-se do Decreto Lei nº 1.512/1976, e assim deixou-se de atualizar os valores pagos a título de empréstimo compulsório desde a data do recolhimento.
Agora, com a Ação proposta pela Faciap, as empresas associadas às entidades filiadas têm a possibilidade de ressarcimento dos valores desde a data do pagamento até o dia 31 de dezembro do ano do recolhimento do empréstimo compulsório. As empresas também têm direito aos juros remuneratórios reflexos, juros de mora e correção monetária. Procedimento:
As empresas associadas que pagaram os tributos podem se habilitar na Ação Coletiva para reaver os valores. Para isso, é necessário requerer e encaminhar uma documentação ao escritório Melo Advogados Associados, que prestou a Ação, ou à Associação Comercial da qual seja membro.
Confira a documentação: - Procuração Ad Judicia, com firma reconhecida para Melo Advogados Associados; - Fotocópia do Contrato Social e alterações consolidado em duas vias; - Fotocópia autenticada dos documentos pessoais do sócio que assinar a Procuração, em duas vias; - Cartão CNPJ; - Cópia das faturas de energia elétrica pagas entre janeiro de 1987 e dezembro de 1993 ou cópia do Livro Contábil constando os valores pagos correspondentes às faturas de energia elétrica dos mesmos anos, ou ofício à Copel solicitando os extratos do período para apuração correta do crédito.
Contato para dúvidas em ACIAG.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Você já conhece os palestrantes que inspirarão o futuro no 2º Congresso Empresarial?
Confira quem serão os grandes nomes que estarão presentes no congresso que promete ser um evento para mudar a sua mentalidade em relação ao empreendedorismo
SPC BRASIL lança novas consultas cadastrais
Mais segurança e qualidade na análise de crédito
ACIAI Mulher realiza visita à RPC como forma de fortalecer os negócios
Faciap critica projetos que elevam custas cartoriais no Paraná
Etapa final do PDLA Jovem 2025 reúne jovens empresários na sede da ACIAI
Evento aconteceu pela primeira vez em Irati e contou com a presença de jovens de mais de 30 cidades paranaenses
ASSOCIADOS
JJSG IND E COMERCIO DE PAPEL E EMBALAGENS
ESTRADA DE IRATI A COCHINHOS
Telefone: (42) 8401-5695
ENE
RUA CORONEL GRACIA
Telefone: (42) 3422-2581
DISK CHOPP IRATI
RUA LUIZ HILGEMBERG
Telefone: (42) 9900-1954
DE MODAS E ACESSORIOS
RUA XV DE NOVEMBRO
Telefone: (42) 9973-5247
DEIRATI CONFECCAO
RUA PREFEITO MOISES DE OLIVEIRA
Telefone: (42) 9988-9849
Galeria de Fotos
Data de emissão: 05/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|