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Datas comemorativas aquecem o comércio e aumentam vendas

domingo, 22 de julho de 2012

Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças, Páscoa, Natal, enfim, são várias as datas comemorativas que nasceram para abrir os bolsos dos consumidores e agradar os bolsos dos comerciantes. São nessas datas que os empresários devem se atentar à oportunidade de aumentar suas vendas e acima de tudo na possibilidade de ganhar um novo cliente. Existem dois tipos de clientes nessas datas: os decididos que já saem de casa sabendo com o que irão presentear e, os indecisos que saem em busca de encontrar algo que lhes chamem a atenção. O segundo tipo de cliente é o mais comum, e os vendedores devem estar prontos para suprir sua indecisão. O primeiro passo é trazer o cliente para dentro de sua loja, para isso, uma vitrine atrativa e um cartaz de promoção são itens essências. “Existem datas que eu decido que não vou presentear ninguém. Mas quando começo a andar na rua e vejo todo aquele cenário preparado para data, não tem como resistir. E se resisto e encontro uma placa de promoção, pronto, já entrei e comprei”, revela a agente comercial, Tânia Souza Cordeiro. Pronto, o cliente já está dentro de sua loja, agora é hora conquistá-lo. Um bom atendimento é a base de uma excelente venda. O vendedor deve apresentar inúmeras opções para seu cliente. Deixá-lo na indecisão dentro da loja é uma tática que pode impedi-lo de sair do estabelecimento, afinal, dificilmente ele vai querer procurar outros produtos que os deixem mais em dúvida. Tentar descobrir características da pessoa que será presenteada é outro ponto importante. Procurar presentes para alguém não é uma tarefa fácil, e ter alguém que aconselhe é uma mão na roda. Quando a venda for finalizada, o vendedor deve se atentar para a próxima data comemorativa. Diga que, por exemplo, que existem produtos ótimos para o Dia dos Pais. Se o consumidor indeciso perceber que o atendente é mais do que um vendedor, mas sim, um consultor, não tenha dúvidas de que ele irá voltar! DATAS PREFERIDAS As data campeã de vendas para os comerciantes é o Natal, por ser uma data pouco restrita para presenteados, além do alto poder de consumo na época devido ao décimo terceiro salário. Em seguida vem o Dia das Mães juntamente com o Dia das Crianças e a Páscoa. Já o Dia dos Namorados e Dia dos Pais ocupam o terceiro lugar do ranking. DIA DOS PAIS Segundo pesquisas, o Dia dos Pais vem ganhando mais presenteadores do que em anos anteriores. E as opções de presentes estão se inovando. Com pais mais modernos, o setor de perfumaria e cosméticos vem apostando na data. Acredita-se que a data movimente 5% a mais de venda neste setor. Em 2011, o comércio teve um índice de vendas nesta data de aproximadamente 10% a mais do que o ano anterior.
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