NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Comércio do Paraná mantém alta nas vendas acima da média nacional
quinta, 16 de agosto de 2012
As vendas do comércio varejista do Paraná tiveram crescimento real (descontada a inflação) de 13,9% em junho, em relação a junho de 2011, mantendo-se acima da média nacional, que foi de 12,3%. Foi a maior expansão entre os estados das regiões Sul e Sudeste do País, conforme demonstra a Pesquisa Mensal do Comércio, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O dado refere-se ao conceito ampliado de varejo, que inclui os segmentos de veículos, motos e material de construção.
Sete das dez atividades avaliadas pela pesquisa apresentaram crescimento nas vendas, com destaque para artigos farmacêuticos e de perfumaria (22,7%), veículos, motos, partes e peças (22,7%), móveis e eletrodomésticos (22,1%) e artigos de uso pessoal e doméstico (20,1%).
No acumulado no primeiro semestre, as vendas do varejo cresceram 9,7% no Paraná – o maior do Sul e do Sudeste e bem acima da média nacional (7,0%). Os segmentos com melhor desempenho no período foram artigos farmacêuticos e de perfumaria (24,2%), artigos de uso pessoal e doméstico (22,9%), móveis e eletrodomésticos (17,7%) e hipermercados e supermercados (14,2%).
No período de 12 meses encerrado em junho, o comércio varejista do Estado ampliou as vendas em 8,5%, em relação ao mesmo período do ano anterior – novamente o melhor desempenho entre os estados mais desenvolvidos. Tiveram destaque no período os segmentos de artigos farmacêuticos e de perfumaria (20,3%), móveis e eletrodomésticos (18,3%), artigos de uso pessoal e doméstico (16,3%), hipermercados e supermercados (10,9%) e material de construção (9,6%).
No conceito restrito de varejo (que exclui as vendas de veículos, motos e material de construção), o setor cresceu 11,3% em junho no Paraná, 13,5% no semestre e 11% em 12 meses. A média nacional foi de 9,5% em junho, 9,1% no semestre e 7,5% em 12 meses.
Para o diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço, quatro fatores explicam o bom desempenho do comércio paranaense: o dinamismo do mercado de trabalho regional, ancorado na subida do emprego e dos salários; os efeitos da construção civil, mesmo com a desaceleração verificada no mês de junho; a recomposição da renda do agronegócio, decorrente da alta dos preços externos das commodities, da valorização do dólar e do recorde na colheita de milho safrinha; e as medidas de estímulo ao consumo adotadas pelo governo federal, particularmente nos ramos de automóveis e motos e eletrodomésticos.
Fonte: bemparana.com.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACIAI promove 2º Congresso Empresarial nos dias 15 e 16 de outubro
Com o tema "Gerações se encontram e ideias viram futuro", o evento visa fomentar o setor empresarial de Irati e região
NOTA OFICIAL ACIAI – Sobre a redução do horário de atendimento dos CMEIs
Confira a pesquisa realizada pela ACIAI
Empresários participam de evento sobre internacionalização promovido pela ACIAI
Evento teve como foco as relações comerciais entre o Brasil e a China
ASSOCIADOS
MAIDEL AUTO PECAS
R LUIZ C. HILGEMBERG
Telefone: (42) 3422-4775
ACOME DO BRASIL LTDA
R VEREADOR FRANCOIS ABIB
Telefone: (42) 3421-2500
INTENSA LUZ
NUCR AREA RURAL
Telefone: (42) 9137-5352
Galeria de Fotos
Data de emissão: 02/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|