NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Com alta de 10% até novembro, indústria paranaense foi a quarta que mais cresceu em 2021
sexta, 14 de janeiro de 2022
A indústria paranaense está entre as que mais cresceram no País no período de retomada econômica da vacinação contra a Covid-19, com avanço de 10% entre janeiro e novembro do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2020. O Estado ocupa a quarta posição entre as 15 localidades avaliadas pela Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A média nacional de crescimento no período foi de 4,7%, com resultados positivos em nove locais.
No acumulado de 12 meses, entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, o Paraná tem também o quarto melhor resultado do Brasil na produção industrial, com avanço de 10,6% ante os 12 meses anteriores. Os mesmos estados lideram nos dois recortes, com o Paraná atrás apenas de Santa Catarina, que teve alta de 12,4% até novembro e de 12,8% em 12 meses; do Rio Grande do Sul (11,2% e 11,8%, respectivamente); e Minas Gerais (10,9% e 11,4%).
“Os resultados do IBGE mostram mais uma vez a força da indústria paranaense, que supera todos desafios do último ano”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Com todos os anúncios que tivemos no ano passado de novos empreendimentos se instalando no Paraná, não tenho dúvidas que a produção de 2021 foi um marco. Também indica boa expectativa para 2022”.
Os números se mantiveram em alta mesmo com uma pequena redução na produção paranaense em novembro, que de 0,7% com relação ao mês anterior e de 1,9% na comparação com novembro de 2020.
A queda no final do ano foi observada em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, com variação negativa da indústria nacional de 0,2% com relação a outubro, e está ligada aos efeitos da pandemia mundial, que provocou o desabastecimento de alguns insumos, encareceu o custo da produção, além dos juros em alta e da demanda em baixa, impactada pela inflação.
SETORES – No acumulado de 2021, o destaque foi para a fabricação de máquinas e equipamentos, que avançou 54,6% ante os 11 primeiros meses do ano anterior. Boa recuperação também na indústria automotiva, que cresceu 30,4% no período, e na fabricação de produtos de madeira, que subiu 26%.
Na sequência, tiveram variação positiva os setores de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (19,6%); produtos minerais não metálicos (14,1%); outros produtos químicos (8,6%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,7%); bebidas (5,3%); produtos de borracha e de material plástico (3,9%); móveis (1,2%) e fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,7%). Apenas dois setores apresentaram variações negativas no período: fabricação de produtos alimentícios (-5,5%); e celulose, papel e produtos de papel (-1,7%).
No acumulado de 12 meses, destaque para as indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos (56,5%); de veículos automotores, reboques e carrocerias (29,4%); produtos de madeira (25,9%); de metal, exceto máquinas e equipamentos (22,9%); produtos minerais não metálicos (15,9%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (9,1%); outros produtos químicos (7,5%); produtos de borracha e de material plástico (5,2%); bebidas (4,7%); móveis (2,6%) e fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,5%). Novamente, apenas a fabricação de produtos alimentícios (-4,6%) e de celulose, papel e produtos de papel (-1,9%) tiveram resultado negativo.
NACIONAL – A indústria nacional acumulou, nos 11 meses de 2021, alta de 4,7% frente ao mesmo período do ano anterior, mas ainda está distante do patamar pré-pandemia. A produção brasileira caiu 0,2% na passagem de outubro para novembro de 2021.
Produção Industrial
Foto: José Fernando Ogura
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Novo Portal de Assinatura Digital lançado pela Caixa
Inadimplência: Faciap e SPC Brasil divulgam dados de junho
O número de consumidores inadimplentes no Paraná registrou crescimento de 6,97% em junho de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar da alta, o índice ficou abaixo da média da Região Sul (10,67%) e também inferior à média nacional (7,55%).
Miss Irati 2026 é encerrado com premiação das vencedoras e celebração do sucesso do concurso
ACIAI promove 37ª edição do Café com debate sobre inadimplência e proteção dos negócios
Encontro terá palestra do advogado Renato Hora e vai abordar estratégias para reduzir riscos e fortalecer a gestão financeira das empresas
Miss Irati 2026 elege nova representante do município e é sucesso de público
Bianca Eduarda Ilatchuk foi coroada Miss Irati 2026 em noite de gala que reuniu 13 candidatas e destacou beleza, representatividade e protagonismo feminino
ASSOCIADOS
BRUNO ALENCAR OTORRINO
BENEDITO DE MORAIS
Telefone:
LANA MOVEIS
R SETE DE SETEMBRO
Telefone:
ESTUDIO LAURA MEHIEL
ANTONIO ACORDI
Telefone:
H&M PNEUS E RECAPAGENS
ALAMEDA VIRGÍLIO MOREIRA,
Telefone: (42) 9951-2834
PROMAX PNEUS E RECAPAGENS
AVENIDA EXPEDICIONÁRIO JOÃO PROTZEK
Telefone: (42) 9142-7473
Galeria de Fotos
