NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Cheques Devolvidos
quinta, 03 de fevereiro de 2011
Os deputados federais votarão este ano projeto de lei do Deputado Edinho Bez (PMDB-SC) que trata dos cheques devolvidos por falta de fundos, obrigando os bancos a pagarem cheques de valor até 25% do salário mínimo.
Volume alto
Os cheques sem fundo representam mais de 80% dos cheques devolvidos, segundo dados da FEBRABAN - Federação Brasileira dos Bancos. Só em 2010 63 milhões de cheques não foram pagos por falta de dinheiro na conta do correntista.
O Projeto
O projeto do Dep. Edinho Bez prevê que os bancos sejam obrigados a pagar todos os cheques sem fundos com valor até R$ 135,00 — ou seja que tenham o valor de no máximo 25% do salário mínimo. A garantia forçada não se estenderia para cheques devolvidos por outros motivos. Após pagar o valor ao credor o banco poderia cobrar o cheque do correntista.
Polêmica
O projeto é polêmico, pois de um lado estão os empresários que querem que os bancos paguem pelos cheques uma vez que são eles quem fornece os talões de cheque e deveriam garantir o pagamento. De outro lado, os bancos alegam que não podem se responsabilizar porque não há como garantir que na data em que o cheque for compensado haverá saldo em conta, sendo a responsabilidade do correntista.
Há empresários que temem um efeito colateral muito perigoso - o aumento de cheques de menor valor circulando no mercado motivados pela garantia de pagamento. A preocupação também é dos bancos pois em outras palavras, seria uma inadimplência anunciada às custas dos bancos - obrigados a pagar o cheque.
Os Bons pagam pelos Maus
Muitos correntistas consultados indicaram também o temor de que os bancos aumentem mais os juros e os valores de outras taxas para cobrirem o rombo que o projeto provocará. Além disso, temem que os bancos dificultem ainda mais a liberação de créditos e talões de cheques para os correntistas - mesmos os que não tem problemas de devolução de fundos. Em outras palavras, os bons correntistas pagariam pelos maus.
Como vemos, o projeto é muito polêmico e certamente haverá uma grande lobby dos bancos para que ele não seja aprovado. E mesmo entre os comerciantes pode haver um movimento nesse sentido. É aguardar para ver.
Redação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Você já conhece os palestrantes que inspirarão o futuro no 2º Congresso Empresarial?
Confira quem serão os grandes nomes que estarão presentes no congresso que promete ser um evento para mudar a sua mentalidade em relação ao empreendedorismo
SPC BRASIL lança novas consultas cadastrais
Mais segurança e qualidade na análise de crédito
ACIAI Mulher realiza visita à RPC como forma de fortalecer os negócios
Faciap critica projetos que elevam custas cartoriais no Paraná
Etapa final do PDLA Jovem 2025 reúne jovens empresários na sede da ACIAI
Evento aconteceu pela primeira vez em Irati e contou com a presença de jovens de mais de 30 cidades paranaenses
ASSOCIADOS
M T MOVEIS
RUA OITO
Telefone: (42) 3422-4550
MADEIRARTE CASARANO
R CONSELHEIRO ZACARIAS
Telefone: (42) 9900-0417
CANTINHO DAS FLORES
RUA TRAJANO GRACIA
Telefone: (42) 9936-5082
PETER ARTEFATOS DE CIMENTO
R RIO DO TIGRE
Telefone: (42) 3422-1919
LU BATISTA STORE
RUA RUA PADRE RUI DO CARMO PEREIRA DE AGUIAR
Telefone: (42) 9909-1471
Galeria de Fotos
Data de emissão: 05/10/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|