Aciai é parceira da ação "Todos por Irati"
quarta, 22 de abril de 2020
Na manhã desta quarta-feira (22), diversas entidades da sociedade organizada do Município se uniram para o lançamento de uma ação solidária denominada “Todos por Irati”. Participaram do evento o prefeito Jorge Derbli, secretários municipais, vereadores, autoridades, representantes da imprensa, das comunidades religiosas, civis e militares.
A iniciativa vai mobilizar diversos segmentos da comunidade iratiense para arrecadação de roupas e agasalhos, e também alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene e limpeza. A ideia é atender as famílias carentes de Irati, e, neste momento, também aquelas que estão sendo seriamente afetadas pela interrupção dos serviços e, consequentemente, sem sua fonte de renda.
Sabe-se que muitas famílias estão passando por necessidades, já que muitas frentes de trabalho foram suspensas e outras não estão sendo iniciadas em razão da prevenção ao Covid-19. Com isso, vários trabalhadores ficaram sem o único sustento que tinham e enfrentam dificuldades extremas para levar alimentos para suas casas, e produtos essenciais para a higiene pessoal e doméstica, neste momento de enfrentamento ao Coronavírus.
Como vai funcionar
Foi programado um sistema de arrecadação que irá percorrer, em dias específicos, todos os bairros da cidade e comunidades do interior, com divulgação prévia pelos órgãos de comunicação e som de rua, para efetuar a coleta de agasalhos, cobertores, calçados, alimentos, produtos de higiene e limpeza.
Após coletados, todos os materiais relacionados a roupas, vestuário, calçados e cobertas, serão levados ao Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, para triagem e organização. Os alimentos e produtos de higiene serão concentrados no Centro da Juventude, onde serão montadas cestas básicas para as famílias.
Esta mobilização de coleta irá acontecer a partir de segunda-feira, dia 27, e irá até o dia 14 de maio.
Coleta na cidade
Na área urbana, o cronograma de arrecadação será dividido por bairros, onde as equipes de coleta percorrerão as ruas da cidade, indo de casa em casa recolher os donativos.
Quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3907 3168 e 9 9116 0730.
O roteiro ficou dividido da seguinte forma:
Dia 27/04
Rio Bonito
Santo Antônio
Fósforo
Nossa Senhora da Luz
Dia 28/04
Dallegrave
Pedreira
Floresta
Santa Fé
Dia 29/04
DER
Planalto
Marcelo
Camacuã
Dia 30/04
Santos Dumont
Araucária
Fernando Gomes
Jardim Aeroporto
Pró Morar
Novo Irati
Dia 04/05
Daniel Bini
Santa Mônica
Joaquim Zarpelon
Vila São João
Dia 05/05
Vila Flor
Vila Matilde
Pavelski
Gitierrez
Riozinho
Dia 06/05
São Francisco
Califórnia
Stroparo
Dia 07/05
Alto da Lagoa
Jardim das Américas
Kenedy
Lagoa
Cruzeiro do Sul
Flanboyant
Dia 08/05
Orquídea
Miguel Glinski
São Pedro
Vila Raquel
Vila Verde
Virgínia
Dia 11/05
Nhapindazal
Fragatas
João Vieira Rosa
Tucholka
Dia 12/05
Alto da Glória
Ouro Verde
Dia 13/05
Centro
Nossa Senhora das Graças
Dia 14/05
Canisianas
Choma
Vila Nova
Coleta no interior
A coleta de donativos no interior foi dividida em cinco regiões, onde cada dia todas as localidades destas regiões serão percorridas.
Para a arrecadação no interior, pede-se que todas as doações sejam levadas às escolas ou igrejas destas localidades, como forma de agilizar o processo. Não é necessário aguardar o dia da coleta em cada região, e os donativos podem ser levados antecipadamente aos locais de concentração de cada comunidade.
Pede-se o envolvimento dos membros das igrejas católicas e evangélicas e presidentes de associações na coleta dos donativos.
Quem quiser avisar que tem doações a fazer, pode entrar em contato pelos telefones 3132 6173 e 9 9141 6339.
Na região do Pinho, a coleta será no dia 04 de maio.
Localidades: Serra dos Nogueiras, Serra do Papuã, Coxinhos, Caratuva 1, Caratuva 2, Linha Pinho, Pinho de Baixo, Pinho de Cima, São Miguel e Alvorada.
Na região de Itapará, a arrecadação acontecerá no dia 06 de maio.
Localidades: Itapará, Pinheiro Machado, Campina Branca, Linha B de Itapará, Linha E de Itapará, Vista Alegre, Água Mineral, Faxinal dos Neves e Faxinal dos Antônios.
Na região de Rio do Couro/Cerro da Ponte Alta, as doações serão coletadas no dia 08 de maio.
Localidades: Cerro da Ponte Alta, Canhadão, Rio da Prata, Valeiros, Cadeadinho, Pinhal Preto, Cadeado Grande, Palmital, Cadeado Santana, Cachoeira do Palmital, Faxinal do Rio do Couro, Faxinal dos Mellos e Rio do Couro.
Na região de Guamirim/Água Clara, o recolhimento dos donativos será no dia 11 de maio.
Localidades: Água Clara, Cerro do Leão, Taquari, Barra do Gavião,Faxinal dos Ferreiras, Papuã dos Fiori, Governador Ribas, Guamirim e Arroio Grande.
Na região de Gonçalves Junior/Pirapó, a equipe de arrecadação vai trabalhar no dia 15.
Localidades: Rio Preto, Pirapó, Boa Vista do Pirapó, Volta Grande, Campina de Gonçalves Junior, Gonçalves Junior, Linha B de Gonçalves, Linha Ordenança, Mato Queimado e Barra Mansa.
Encerrando, na região de São Lourenço/Rio Corrente, as doações serão coletadas no dia 15.
Localidades: Rio Corrente, Monjolo, Pedra Preta, Vila Rural, São Lourenço e Nhapindazal.
Galeria de Fotos