NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Serasa dá dicas para jovem evitar armadilhas financeiras no Natal
sexta, 12 de dezembro de 2014
Fim de ano, 13º salário no bolso e uma lista de presentes de Natal. A tentação de sair comprando por aí é grande, mas os economistas da Serasa Experian alertam que a falta de planejamento e a compra por impulso podem ser duas vilãs da inadimplência. Segundo o Indicador de Educação Financeira (IndEF) 2014, elaborado pelo SerasaConsumidor, em parceria com o IBOPE Inteligência, o grupo entre 16 e 24 anos é o que apresenta a maior taxa de inadimplência, de 35%. Entre os consumidores de 25 e 34 anos, a taxa de inadimplência é de 25%; na faixa entre 35 e 44 anos, 20%; de 45 a 54 anos, 16%; e as pessoas com mais de 55 anos, 21%. Além disso, 41% dos jovens, entre 16 e 24 anos, admitem uma tendência para a compra realizada por impulso, sem pensar nas consequências. Já a satisfação da aquisição instantânea é realidade para 36% desse público, que prefere ter o bem ou o serviço no ato a poupar e planejar o pagamento à vista.
“O entendimento de que o dinheiro deve trabalhar a seu favor e não ao contrário – com o jovem consumidor correndo atrás para sanar dívidas derivadas de compras mal planejadas – é o primeiro passo para a construção de uma nova história financeira”, alerta o superintendente do SerasaConsumidor, Julio Leandro.
De acordo com o IndEF, o brasileiro alcança a nota média 6,0 (0 a 10) em educação financeira. Entre os entrevistados, a menor nota é a dos jovens entre 16 e 17 anos, com média 5,5. Na sequência, vem o grupo de 18 a 24 anos, com 5,8.
A discussão de assuntos relacionados a dinheiro com outros membros da família também prova eficiência na melhora do desempenho econômico de modo geral. O IndEF também mostra que a média de educação financeira sobe para 6,2 quando o tema é debatido em ambiente familiar. “Apesar disso, 56% das pessoas entre 16 e 24 anos acreditam que podem gerir suas finanças pessoais sem apoio”, lembra Leandro. “Mas a nota final desse grupo prova que esse talvez não seja o melhor caminho.
Confira as dicas dos especialistas da Serasa para o jovem consumidor se reeducar financeiramente:
Reconheça que precisa mudar seu comportamento financeiro para ter mais tranquilidade e atingir objetivos maiores
Fonte: Serasa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comércio de Irati entra na reta final com horário estendido e clima natalino
Associação valoriza comércio local com Carreta de Natal da ACIAI
Clientes que comprarem nas lojas associadas entre 10 e 20 de dezembro poderão trocar notas por ingressos gratuitos para o passeio
Entenda a importância das consultas ao SPC para vendas seguras no Natal
Associação orienta lojistas a realizarem checagens preventivas e garantirem tranquilidade nas transações de fim de ano
Segunda semana de dezembro tem horários diferenciados no comércio de Irati
Valorize Irati. Compre perto, compre de quem faz a cidade crescer
Comércio de Irati inicia horário de atendimento especial de fim de ano
Lojas ampliam horário de atendimento e reforçam a campanha “Natal de Luz, Irati de Oportunidades”
ASSOCIADOS
CATYVA PRESENTES
R DA CIDADANIA FREI JAIME
Telefone: (42) 9866-2900
CHACARA GIRASSOL RECREAÇÕES
AREA RURAL
Telefone: (42) 9997-9308
CANTINHO DAS FLORES
RUA TRAJANO GRACIA
Telefone: (42) 9936-5082
CALCE BEM PALMEIRAS
RUA CONCEICAO
Telefone: (42) 3252-1313
RIBEIRO COMERCIO DE BATATAS
Telefone:
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 17/12/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|