NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Pesquisa revela crescimento de vendas no Dia dos Namorados
quarta, 26 de junho de 2024
Comerciantes avaliam desempenho e estratégias de marketing utilizadas
Pesquisa encomendada pela Faciap aponta que as vendas no comércio paranaense alusivas ao Dia dos Namorados de 2024 tiveram um desempenho positivo de 1,9% em relação ao ano passado. O estudo foi realizado pelo grupo Datacenso entre os dias 13 e 17 de junho, com 601 comerciantes de sete regiões do estado (Curitiba, Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina). A pesquisa tem margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%.
Segundo o presidente da Faciap, Fernando Moraes, este resultado positivo foi discreto mas já revela um certo otimismo dos consumidores. Em uma análise comparativa entre as regiões, Curitiba apresentou o maior crescimento nas vendas, enquanto Maringá registrou o menor.
Para o economista Claudio Shimoyama, o crescimento das vendas em diversos segmentos ao longo deste ano tem como um dos motivos a queda significativa da taxa de juros, que passou de 13,75% no ano passado para 10,50% neste ano. Outro fator importante, segundo ele, é o acesso facilitado ao crédito, que tem impulsionado o consumo. “A política atual do Banco Central tem influenciado na queda da inflação, na melhora do poder de compra e no aumento das vendas. O Paraná tem se destacado no crescimento das vendas devido ao aumento da produtividade do agronegócio, o que contribui para o bom desempenho econômico da região”, afirma Shomoyama.
Formas de pagamento
O parcelamento no cartão de crédito foi o método de pagamento predominante, especialmente em Londrina (50%) e Maringá (67%). Em seguida, o mais utilizado foi o pagamento à vista no cartão de crédito, especialmente em Guarapuava (55%). A maior utilização do cartão de crédito (66%) e a baixa participação do PIX mostram que o consumidor está com menos poder de compra agora, mas acreditando em honrar seus compromissos nos próximos meses.
Estratégias
Para promover suas vendas e fidelizar clientes, os comerciantes recorreram principalmente à divulgação em redes sociais e a promoções. Outras estratégias, como brindes e programas de fidelidade, também foram mencionadas.
Campanhas
A maior parte dos comerciantes lançou campanhas de vendas para o evento, com as redes sociais sendo o meio mais utilizado para divulgação.
Conforme explicou Fernando Moraes, “o sentimento geral dos comerciantes para os próximos meses é otimista, com a maioria demonstrando animação em relação às vendas futuras”, afirmou, ao destacar que a queda na taxa de juros, o acesso facilitado ao crédito e o aumento da produtividade do agronegócio são apontados como fatores que contribuíram para o crescimento das vendas e o desempenho econômico positivo da região.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Comércio de Irati entra na reta final com horário estendido e clima natalino
Associação valoriza comércio local com Carreta de Natal da ACIAI
Clientes que comprarem nas lojas associadas entre 10 e 20 de dezembro poderão trocar notas por ingressos gratuitos para o passeio
Entenda a importância das consultas ao SPC para vendas seguras no Natal
Associação orienta lojistas a realizarem checagens preventivas e garantirem tranquilidade nas transações de fim de ano
Segunda semana de dezembro tem horários diferenciados no comércio de Irati
Valorize Irati. Compre perto, compre de quem faz a cidade crescer
Comércio de Irati inicia horário de atendimento especial de fim de ano
Lojas ampliam horário de atendimento e reforçam a campanha “Natal de Luz, Irati de Oportunidades”
ASSOCIADOS
BRANDS & CO.
CARLOS THOMS
Telefone:
CIMEX IMPORTACAO E EXPORTACAO
RUA JOSE IZIDORO BIAZETTO
Telefone: (41) 3044-0302
MARIA EDUARDA CHAMI
RUA CONSELHEIRO ZACARIAS
Telefone: (42) 9804-7373
MADEIRARTE CASARANO
R CONSELHEIRO ZACARIAS
Telefone: (42) 9900-0417
LU BATISTA STORE
RUA RUA PADRE RUI DO CARMO PEREIRA DE AGUIAR
Telefone: (42) 9909-1471
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 17/12/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|