NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
NÚCLEOS/
PROGRAMA EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
ACIAI Realiza Ciclo de Debates
sexta, 10 de dezembro de 2010
ACIAI REALIZA CICLO DE DEBATES SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO PARA IRATI
A partir da constatação das dificuldades que os municípios enfrentam para implantar programas que contribuam para a geração de emprego e renda, fomos buscar experiências de outros países, para verificar in loco, quais mecanismos foram utilizados, e que transformaram significativamente a realidade local. A exemplo da região de Emilia Romagna, na Itália, referência mundial para as cooperativas e região onde a maioria das empresas de sucesso são micro e pequenas empresas.
O primeiro debate aconteceu dia 17/11 entre os diretores da Aciai para identificar novas oportunidades de negócios, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município, além de buscar integrar as lideranças empresariais locais e dessa forma promover o fomento de novos empreendimentos na região.
[singlepic id=37 w=320 h=240 float=]
As propostas escolhidas foram na área do agronegócio e madeira, produtos facilmente encontrados na região e que podem ser transformadas em alternativas de negócios sustentáveis, utilizando as potencialidades do município , gerando novas vagas de emprego e renda. A Agropecuária tem participação importante no PIB do município , representando 27,88% do total, segundo o IBGE. Irati é a maior produtora de cebola do Paraná o que corresponde a 25% de toda a produção estadual. Além de produzir outras culturas, o município ainda tem significativa produção frutífera, como o pêssego, por exemplo. Setor que deverá ser incrementado, caso o projeto do agronegócio seja concretizado.
No dia 25/11, as propostas foram apresentadas ao poder executivo, e contou com a presença do prefeito municipal, Sérgio Stocklos, departamento jurídico, secretários municipais, lideranças empresarias e entidades como Fiep, Sindicato Patronal da Madeira, Senac e instituições financeiras.
[singlepic id=38 w=320 h=240 float=]
Sérgio Stocklos, citou a importância de entidades como Aciai, Sesi, Senai, Senac, Sebrae para o município e falou da importância em traçar metas , e buscar atingi-las , não importa quanto tempo pode demorar. As parcerias são importantes, e o incentivo e apoio é crucial. O prefeito municipal parabenizou os envolvidos, em especial à Aciai, como autora da iniciativa, e mostrou-se receptivo às idéias e colocou-se como parceiro, oferecendo o espaço físico para instalação dos projetos.
Na oportunidade, Silmar Dietrich, comentou sobre a reformulação da lei que prevê incentivos para as indústrias e prestadores de serviços que desejam se instalar em Irati. Irati perde em competitividade em relação a outros municipios , porque tem poucos incentivos devidos e outros entraves. Um dos objetivos desta lei é a alteração na doação de terrenos para as empresas., incluindo as empresas já instaladas.
O poder público dever ser um incentivador e viabilizador de projetos, mas a direção deve surgir da iniciativa privada, o empresariado deve definir qual rumo ou setor deverá o município apoiar ou viabilizar sua implantação, concluiu o prefeito.
[singlepic id=39 w=320 h=240 float=]
Maria Fátima Jenczmionki, presidente da Aciai, comentou a repercussão positiva que a iniciativa teve, e demonstrou o orgulho que a Aciai sente em ser a anfitriã de um programa que trará benefícios para a população, e ressaltou que o projeto não é da Aciai, mas de todos os que estão comprometidos em transformar boas idéias em resultados. “Sabemos que estamos plantando uma semente, que irá florescer lentamente e gerar frutos para quem sabe nos próximos 5 ou 10 anos, onde a participação efetiva de instituições como o Sebrae, Senac, Senar, Fiep e sindicatos, com treinamentos, capacitação e orientação, será fator preponderante para o sucesso, do projeto. “concluiu a presidente.
O ciclo de debates deste ano será encerrado no dia 07 de dezembro, quando o programa será apresentado aos vereadores municipais. O início das ações está marcado para o dia 25/01/2011.
As propostas apresentadas pela Aciai, serão focadas em duas áreas:
- AGROINDÚSTRIA- O campo será o grande gerador da matéria-prima para este agronegócio, no ramo de fabricação de doces, geléias, compotas e polpa de frutas. Outra ramificação deverá ser explorada será o de conservas e produção de ervas, tanto para temperos quanto para a produção de chás. Este projeto deverá fortalecer e beneficiar as pequenas propriedades rurais não só de Irati, mas da região, uma vez que somente a produção local, possa não atender ás demandas.
- INCUBADORA MISTA DE EMPRESAS- será instalado em uma área, pequenos negócios de indústria transformação , como congelados, massas alimentícias, doces, bolachas, produtos caseiros. Neste projeto estará previsto toda a estrutura para que esses pequenos empreendimentos se tornem viáveis e sejam formalizados, propiciando competitividade e qualidade dos produtos. Será disponibilizado toda a estrutura que uma empresa necessita para desempenhar suas atividades, como assessoria contábil e empresarial, e treinamentos. A empresa poderá participar do projeto até o empreendimento estiver consolidado e possa ser gerido pelo empresário de maneira sólida e rentável.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Concurso Miss Irati tem inscrições prorrogadas até 15 de abril
ACIAI Mulher entrega 130 kits de chocolate para Associação Mulheres que Lutam
Ação foi realizada com objetivo solidário neste período em que se aproxima a Páscoa
ACIAI e Senac promovem palestra sobre protagonismo feminino em Irati
Encontro contou com a palestra de Dalvane Lemos falando sobre liderança feminina
Café da ACIAI com Christiane Yared teve como tema o protagonismo feminino nos negócios
Yared trouxe a Irati uma palestra focada na resiliência feminina no empreendedorismo
ACIAI celebra o Dia da Mulher com homenagem a dez lideranças locais
Evento realizado em parceria com Sebrae e Cresol reuniu empreendedoras e destacou o protagonismo feminino em diversos setores da sociedade iratiense
ASSOCIADOS
G CENTER SUPERMERCADOS
RUA XV DE JULHO
Telefone: (42) 3423-2288
MARINA VICENTE ADVOCACIA
ARCELIO BATISTA TEIXEIRA
Telefone:
INTENSA LUZ
NUCR AREA RURAL
Telefone: (42) 9137-5352
MERCADÃO DOS OCULOS
RUA DOUTOR MUNHOZ DA ROCHA
Telefone: (42) 9114-6355
SOFT SONHOS
EXPEDICIONÁRIO JOSÉ DE LIMA
Telefone: (42) 9921-6667
Galeria de Fotos