ACIAI

Parceira da Aciai, Ineti realiza primeira graduação de negócios em Irati

A Associação Comercial e Empresarial de Irati, Aciai, através do diretor do Comércio, esteve presente no evento online da primeira graduação de negócios da INETI, que aconteceu no dia 25 de março.

“Foi um momento marcante, pois em meio a pandemia e graças ao apoio dos parceiros, o trabalho desenvolvido pela INETI e a coragem e perseverança dos empreendedores, após 2 anos conseguimos graduar no processo de incubação um negócio a Faxinal Chás”, explica o professor Diogo Fernandes, diretor executivo da INETI.

O projeto da Faxinal Chás visa oportunizar ao pequeno produtor que planta tabaco uma alternativa para outro cultivo, o de ervas medicinais para produção de chás. Na ocasião, também houve quatro projetos de negócios que se graduaram na pré-incubação e ingressaram na incubação no período de 6 meses, e que já estão com produtos no mercado por meio da venda na redes sociais e websites, são eles: Diznopeito, Oficina Ímpar, Aluade Style e o Designer Gráfico William Rodrigues.

“São projetos interessantes que tem causas sociais e ambientais, e que buscam inovar na venda e na produção dos produtos comercializados”, destaca o professor.

CONHEÇA MAIS PROJETOS

A Diznopeito é um projeto social que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade, que encontrou na venda de produtos de vestuários e acessórios uma alternativa para financiar o projeto social, https://diznopeito.com.br/.

A Oficina Ímpar consiste em um jovem artesão que se propõem a fabricar semi-joias e objetos de decoração a partir de materiais recicláveis e resina epoxi, https://www.oficinaimpar.com.br/.

A Aluade Style é um negócio de personalização de camisetas, no qual o cliente juntamente com a empreendedora criaram a estampa da camisa e receberá o produto e casa pronto. https://www.facebook.com/aluadestyle/

E por fim, temos o Designer Gráfico William Rodrigues que pretende se tornar destaque na região na área de produção de identidade visual e redes sociais para empresas.

APOIO DOS PARCEIROS

Os parceiros para INETI consistem na sustentação do projeto uma vez que o trabalho realizado pela Incubadora não seria possível sem a participação técnica, financeira e a chancela de confiabilidade que estas parcerias proporcionam.

“Como no caso da ACIAI, ter a parceria com esta entidade passa confiança a investidores que pretendem auxiliar com o aporte financeiro para incubadora, assim como representa uma referência para quem pretende ingressar e iniciar um negócio, além de possibilitar o contato com diversos empreendedores de sucesso da nossa cidade que podem e auxiliam na orientação do trabalho da INETI”, destaca o diretor da INETI.

TRABALHO NA PANDEMIA

Segundo Diogo, neste momento de Pandemia a atuação está ocorrendo de forma remota, com orientações de trabalhos com os projetos incubados com consultorias, workshops, assessorias, e apresentação de casos de sucesso de empresários – que conversam no formato de oficina com os incubados.

PROJETOS PARA 2021

Para o ano de 2021 pretendemos abrir um edital de fluxo contínuo (que significa que a qualquer momento uma pessoa possa pleitear uma vaga na INETI como pré ou incubado).

“Queremos auxiliar mais projetos na fase de pré-incubação e incubação, e quem sabe, até o final do ano ou no máximo início do ano de 2022, ao menos graduar mais quatro projetos incubados e pelo menos 2 dos pré-incubados”, comenta.

Ele ainda fala sobre outras ações. “Gostaríamos de promover uma rodada de negócios com empresários da cidade e região com projetos incubados da INETI e da INTEG (uma incubadora parceira de Guarapuava), desenvolver eventos sobre inovação e empreendedorismo para o público em geral, aumentar o número de parceiros e auxiliar o surgimento de novos empreendimentos em nossa cidade e região.

INETI

A INETI está instituída desde 28/05/2018, neste período foram desenvolvidas diversas ações como: educação empreendedora a grupo de escolas que visitaram a INETI; prospecção e a participação na organização em diversos eventos de inovação e empreendedorismo na cidade;  pré-incubação e a incubação de empreendimentos que estão em desenvolvimento; a participação em diversos fóruns e conselhos que se discute a inovação e a gestão do território; e a graduação e colocação no mercado de organizações que venham a auxiliar o desenvolvimento da nossa região.

Texto: Assessoria Aciai