ACIAI

Aciai apresenta as demandas dos empresários ao setor público durante o lockdown em Irati

Uma reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 4, entre a Aciai, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Irati, e a vice-prefeita Ieda Waydzik, para tratar sobre o impacto do fechamento das empresas durante o lockdown.

O vice-presidente do Comércio da Aciai, Oscar Muchau, concedeu entrevista a uma rádio local em que expressou a preocupação da Aciai e todo o impacto que o lockdown terá no cenário econômico local, principalmente nas empresas que estão fechadas mediante decreto.

“Infelizmente, sabemos que as empresas perderam muito do seu faturamento, e nessas horas é preciso enxugar os custos e tomar decisões difíceis. Estamos passando por um momento delicado que já se arrasta por um ano, e a expectativa que todos tinham de que as coisas melhorariam, mas não é isso que está acontecendo, e preocupa a todos”, comenta Muchau.

Sobre o período do lockdown coincidir com o início de mês – época de as empresas receber o crediário e de melhor faturamento. “Pedimos que as empresas vejam as possibilidades dentro do que é permitido para evitar aglomerações. Hoje, temos uma das possibilidades de pagamento através do PIX, e também através dos contatos digitais”, ressalta.

Muchau destaca ainda a importância de comprar local. “Ao comprar nas empresas da sua cidade, você colabora para a manutenção dos empregos, a geração de renda e impostos que voltam para a sua cidade”, ressalta.

O COEF – Centro de Operações Especiais e de Fiscalização (COEF) da Covid-19 de Irati fala que o momento da Pandemia é o mais crítico que estamos vivendo e pede calma à população.

Na sexta-feira, dia 26, o presidente da Aciai, Elias Mansur, também falou sobre o assunto.  “O setor produtivo vem trabalhando com responsabilidade, segurança e não é foco de contaminação”

Uma reunião deve acontecer na segunda-feira (dia 8), com lideranças iratienses após a emissão de novo decreto estadual para avaliar como ficará a situação local, e se um novo decreto será emitido.