Na Aciai, chefe da Casa Civil fala sobre retomada econômica do Paraná

Na manhã desta quarta-feira, dia 21, o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva fez uma explanação para empresários e lideranças na sede da Aciai sobre a retomada econômica do estado do Paraná.

“Felizmente, o Paraná foi um dos Estados que teve o menor impacto econômico durante a Pandemia. Graças a força produtiva as perspectivas são de uma retomada forte da economia, para isso a equipe de governo prepara um planejamento para reforçar o apoio ao setor produtivo e acelerar a geração de emprego com investimentos públicos”, comenta Guto Silva.

O presidente da Aciai, Elias Mansur, destacou as ações que a Aciai tem tomada durante a Pandemia para fortalecer o empreendedor e estimular o comércio local. “A Aciai não parou, buscamos dentro das possibilidades criar uma rede de apoio junto com o poder público para que o comerciante pudesse enfrentar esse período. Também reforçamos nossos atendimentos aos empresários”, destaca Mansur.

Durante o evento, o presidente da Aciai entregou ao chefe da Casa Civil, um documento com algumas pautas do Fórum de Desenvolvimento Econômico de Irati, entidade não governamental e apartidária, que tem por objetivo promover estratégias de desenvolvimento, capazes de alavancar os índices socioeconômicos e de qualidade de cidade de Irati e região.

Confira os eixos temáticos da Carta Proposta, que um dia antes foi entregue também aos candidatos as Eleições 2020:

A. EIXO EMPRESARIAL

1) Incentivo e fomento para transformação de produtos agrícolas/frutas;

2) Integração entre comunidade e universidades;

3) Incentivo e fomento ao desenvolvimento tecnológico e educação digital desde o 1º grau;

4) Incentivo a novos empreendedores/inovadores;

5) Investimentos em capital humano; e

6) Estimular a criação do polo de serviços de saúde;

B. EIXO POLÍTICO

1) Simplificação e desburocratização para instalação e funcionamento de empresas (leis) e sintonia entre os diversos órgãos envolvidos;

2) Facilitação de renegociação de dívidas;

3) Melhoria no PROGRIDE – Aperfeiçoamento

4) Projetos de inclusão social e Economia solidária;

5) Plano de contingenciamento de contenção de gastos públicos; e

6) Melhorar nossa representatividade política;

C. EIXO ESTRUTURAL

1) Melhor a logística de comunicação (internet, rede de telefonia, etc);

2) Criação e implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento;

3) Criação e implementação de planejamento público eficiente;

4) Estruturar os parques industriais;

5) Potencializar a logística – duplicação BR 277 e manutenção da estrada de ferro; e

6) Segurança pública – Implementação de sistema de monitoramento no município integrado aos órgãos policiais;

D. EIXO ECONÔMICO

1) Implantação de escritório para recepção e atração de investimentos e utilizar-se dos indicadores econômicos municipais para atração de novas empresas, além de ter material pronto de divulgação;

2) Atração de empresas ancoras e incentivo as empresas locais, para crescerem;

3) Fomento ao agronegócio;