Candidatos recebem e assinam Carta Proposta em prol do desenvolvimento econômico

Na manhã desta terça-feira, dia 21, o Fórum de Desenvolvimento Econômico, do qual a Aciai é uma das entidades parceiras, convidou os oito candidatos ao cargo de prefeito nas eleições de 2020 para receber e assinar a Carta Proposta em prol do desenvolvimento econômico de Irati.

O documento é baseado em quatro eixos temáticos: Empresarial, Político, Estrutural e Econômico. O Fórum de Desenvolvimento Econômico é uma ação de várias entidades que tem como foco fazer um planejamento organizado das demandas e potencialidades econômicas da cidade.

O documento traz em si informações que irão nortear o futuro gestor eleito na tomada de decisões importantes para Irati nos próximos anos. A todos os oito candidatos foi dado a palavra por dez minutos para descorrer sobre sua proposta no setor econômico da cidade, na ordem alfabética autilizaram, Emiliano Gomes (PSD), Frederico Ruva Neto (PSL), João Dreminski (PC doB), Jorge Derbli (PSDB) e Josué Hilgemberg (MDB).

No momento da sua fala, o candidato Osvaldo Zaboroski (PT), teve um mal súbito e precisou ser levado para atendimento hospitalar. O fato fez com que a reunião fosse interrompida. Diante da situação, ficou acordado com a aprovação dos presentes, em remarcar uma futura data, para que os candidatos Osvaldo Zaboroski e Rafaela Ferençz (PDT) – que ainda não tinha usado a palavra, tenham uma nova oportunidade de expor sua spropostas econômicas para a cidade.

O candidato Marcos Antonio Gonçalves (Avante), não participou do evento.

Confira os eixos temáticos da Carta Proposta, entregue aos candidatos as Eleições 2020:

A. EIXO EMPRESARIAL

1) Incentivo e fomento para transformação de produtos agrícolas/frutas;

2) Integração entre comunidade e universidades;

3) Incentivo e fomento ao desenvolvimento tecnológico e educação digital desde o 1º grau;

4) Incentivo a novos empreendedores/inovadores;

5) Investimentos em capital humano; e

6) Estimular a criação do polo de serviços de saúde;

B. EIXO POLÍTICO

1) Simplificação e desburocratização para instalação e funcionamento de empresas (leis) e sintonia entre os diversos órgãos envolvidos;

2) Facilitação de renegociação de dívidas;

3) Melhoria no PROGRIDE – Aperfeiçoamento

4) Projetos de inclusão social e Economia solidária;

5) Plano de contingenciamento de contenção de gastos públicos; e

6) Melhorar nossa representatividade política;

C. EIXO ESTRUTURAL

1) Melhor a logística de comunicação (internet, rede de telefonia, etc);

2) Criação e implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento;

3) Criação e implementação de planejamento público eficiente;

4) Estruturar os parques industriais;

5) Potencializar a logística – duplicação BR 277 e manutenção da estrada de ferro; e

6) Segurança pública – Implementação de sistema de monitoramento no município integrado aos órgãos policiais;

D. EIXO ECONÔMICO

1) Implantação de escritório para recepção e atração de investimentos e utilizar-se dos indicadores econômicos municipais para atração de novas empresas, além de ter material pronto de divulgação;

2) Atração de empresas ancoras e incentivo as empresas locais, para crescerem;

3) Fomento ao agronegócio;