Decreto Municipal altera horário e fluxo de pessoas no comércio de Irati a partir desta sexta (20)

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, a Associação Comercial e Empresarial de Irati – Aciai, Prefeitura Municipal de Irati e Sindicato do Comércio Varejista de Irati (Sindirati), estiveram reunidas para discutir medidas para reforçar a prevenção do Covid-19, o Coronovírus, em Irati. Da reunião ficou determinado a emissão de um Decreto Municipal que entrará em vigor a partir desta sexta-feira, dia 20, e com prazo de vigência indeterminado, podendo ser alterado conforme a evolução da pandemia. A medida recomenda:
-Abertura do comércio de segunda a sexta, das 13h às 17h e aos sábados das 9h às 13h;

• Permanência coletiva de pessoas em ambientes comerciais de acordo com o tamanho do estabelecimento, por metro quadrado: 5 pessoas em até 150 metros, 10 pessoas de 150 metros a 300 metros; 25 pessoas de 300 metros a 1.000 metros, e 50 pessoas em ambientes acima de 1 mil metros;
  • Prorrogação na cobrança do IPTU;
  • Prorrogação do pagamento do ISS de abril e meses subsequentes para a partir de outubro de 2020;
  • Vendedores ambulantes de alimentos, fica proibida a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas;
  • Fica proibido o comércio itinerante de produtos, mercadorias, frutas, móveis e outros, provenientes de outras cidades;
    -Atividades comerciais que ficam isentas das medidas do Decreto: Postos de Combustíveis, Distribuidora de Gás e Água, Clínicas Médicas e Laboratórios, Supermercados, Panificadoras e Açougues, Farmácias, Empresas de Segurança e Transporte de Passageiros.
    ORIENTAÇÕES QUANTO AOS COLABORADORES
    A Aciai recomenda que os empresários avaliem neste momento:
  • Redução da jornada de trabalho;
  • Redução das equipes
  • Dispensa de colaboradores do grupo de risco
  • Antecipação de férias
  • Férias coletivas
  • Rodízio de colaboradores (equipe escalonada)
  • Home Office
  • Vendas online e delivery
    A Aciai também está acompanhando as medidas que vem sendo tomadas pelos Governos, Federal e Estadual, e estará orientando os empresários no decorrer dos acontecimentos.
    Reforçamos que todas as medidas são tomadas tendo em vista a saúde pública, bem como evitar a propagação do vírus Convid-19, o Coronavírus. A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações, lembrando sempre, da higienização constante das mãos durante o dia.
    Juntos Somos Mais Fortes e Podemos Vencer Juntos!