Associados da Aciai têm desconto em exames da Carreta Cuide-se Mais

Unidade móvel estará em Irati no final de julho

Irati recebe entre os dias 22 a 26 de julho, na Rua da Cidadania, a Carreta Cuide-se Mais – Prevenção de Câncer. A unidade móvel de saúde é uma iniciativa do Sistema Fiep e oferece serviços de prevenção e educação por meio da conscientização quanto ao diagnóstico precoce da doença. Os associados da Aciai possuem benefícios na ação e terão uma taxa diferenciada no valor dos exames.

Este modelo de prevenção visa diminuir o crescente número de pessoas que podem ser afastados de suas atividades profissionais devido a problemas com a doença. A Unidade Móvel de atendimento possui equipamentos de última geração, além de equipe de profissionais especializados.

O objetivo é atender os colaboradores de empresa com exames de prevenção para mama, próstata, pele e colo do útero. O índice de satisfação é de 100% em quase 300 empresas atendidas.

Para o atendimento, será necessário agendar antecipadamente através da Associação, pelo (42) 3423 1091. Confira a quantidade de vagas e o valor de cada exame:

Exames Quantidade por dia                Valor
Mamografia 40                91,50
Colo do útero – Papanicolau 40                40,90
Próstata – PSA (exame de sangue) 80                54,30
Avaliação de Pele 20                13,00

ORIENTAÇÕES

Algumas orientações prévias são necessárias para a realização dos exames:

MAMOGRAFIA

• Não utilizar nenhum tipo de desodorante, talco ou creme na região das mamas e axilas no dia do exame, pois estes produtos contêm substancias que aparecem na radiografia e podem interferir na interpretação dos resultados do exame.
  • Evitar realizar os exames no período menstrual ou pré-menstrual, pois pode haver uma maior tensão mamária. O período recomendado é uma semana após a menstruação.

Se já realizou mamografia em anos anteriores levar os últimos exames junto.

PAPANICOLAU

• Não estar menstruada.
  • Não ter relação sexual por pelo menos 24 horas antes do procedimento.
  • Evitar o uso de cremes e duchas vaginais por 48 horas anteriores a coleta.
  • Não realizar exame ginecológico (toque, ultrassom vaginal) nos três dias anteriores a coleta.
  • Estar com a bexiga vazia no momento do exame.

PSA

• Evitar atividades físicas como corrida ou academia (intenso)
  • Evitar andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo três dias antes do exame, pois movimentos na próstata podem alterar o volume e falsear o resultado do exame. (intenso)
  • Não tenha relações sexuais pelo menos 24 horas antes do exame. Os resultados do teste depois que o homem ejacula não refletem com precisão os níveis de PSA no sangue.

Não é necessário jejum.

AVALIAÇÃO DE PELE

Quem tiver alguma evidência/mancha preocupante·

Este é um exame para análise visual de lesões pré-existentes, como manchas e feridas, e o objetivo é reconhecer lesões de característica oncológica, para definir encaminhamento para biópsia de pele quando necessário.