Junta Digital torna processos mais rápidos

A Junta Digital foi criada no final de 2017 pela Junta Comercial do Paraná. Ela permite que todos os registros sejam protocolados virtualmente na Jucepar sem existir a necessidade de que os documentos sejam entregues presencialmente, impressos e com reconhecimento de firma em algum dos 65 escritórios da Junta Comercial do Paraná.

A certificação digital é garantia de segurança dos procedimentos, pois os documentos – ao invés de serem assinados em cartório – apresentam assinatura eletrônica, que tem validade jurídica.

“Em um momento em que o país dá os primeiros sinais de recuperação de uma das mais graves crises econômicas de sua história, criar mecanismos que facilitam a vida do empresário e, por consequência, ajudam a desenvolver a economia, é fundamental para os resultados começarem a ser positivos”, salienta o presidente da Jucepar, Ardisson Akel.

Desde que passou a ser a responsável por integrar em um único sistema, diferentes órgãos reguladores e licenciadores, a Jucepar já ajudou a construir mais de 100 mil novas empresas pelo Empresa Fácil Paraná. Em 2017, 43.204 novas empresas foram abertas no estado. Destas, 98,7% foram iniciadas a partir do sistema. O número já é 3% maior que o de empresas abertas durante todo o ano de 2016 e 9% mais alto com relação ao mesmo período daquele ano. Em 2018, até novembro foram abertas 42819 empresas.

Se inclusos os MEIs, no ano de 2018 já se contabiliza a abertura de 126.908 empresas.

Até o momento, a Empresa Fácil Paraná integra os sistemas de 350 prefeituras, Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente.