Aciai celebra conquistas para Irati

A quinta-feia, dia 13, foi um dia histórico para Irati!
A governadora Cida Borghetti esteve em Irati para oficializar uma série de investimentos:

➡️Ordem de serviço para o início da pavimentação da PR-364 que liga a cidade a São Mateus do Sul.

➡️Autorização para a criação do curso de Engenharia Civil na Unicentro.

➡️Entrega de um veículo para a Patrulha Maria da Penha.

➡️Assinatura para a elevação do Corpo de Bombeiros para Subgrupamento de Bombeiros Independente.

A Aciai sempre foi apoiadora e trabalhou junto a outras entidades e líderes em prol dessas conquistas para Irati. Quando a cidade ganha, todos nós ganhamos! Parabéns Irati!

Confira a matéria da Agência Estadual de Notícias

A governadora Cida Borghetti esteve nesta quinta-feira (13/12) em Irati e ouviu do prefeito do município, Jorge Derbli, que a data entra para a história da cidade, pois marca o início oficial da pavimentação da PR-364. O trecho de 49 quilômetros liga Irati e São Mateus do Sul, passando por Rebouças.

“A região há muito lutava por essa conquista”, disse o prefeito. “É um momento que entra para a nossa história”, completou Derbli durante evento em que foram anunciados outros investimentos do Estado no município.

Para realizar a obra da rodovia, o Governo do Estado vai investir R$ 108,9 milhões. “Tomamos uma atitude no início da gestão de dar celeridade e autorizar essa ligação asfáltica, uma demanda de 50 anos desta região”, afirmou a governadora Cida Borghetti.

A governadora afirmou que a pavimentação vai possibilitar o desenvolvimento regional, além de dar mais agilidade e segurança aos usuários da estrada. Ela destacou que a melhoria reduzirá pela metade a distância por estradas asfaltadas entre os dois municípios e criará um novo corredor viário, gerando desenvolvimento regional.

O presidente da Associação dos Municipios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Junior, também ressaltou a iniciativa como fator de contribuição ao desenvolvimento regional. “A entrega da ordem de serviço é a efetivação da obra que fará a integração da nossa região”, disse ele.

PRIORIDADE – A pavimentação da PR-364 é uma prioridade do Programa Estratégico de Infraestrutura e Transporte, que o Estado está executando com recursos próprios e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O valor total do programa é R$ 1,4 bilhão, com obras que beneficiam diversas regiões. Entre os projetos em execução estão as pavimentações da PR-912, até Mato Rico, no Centro do paraná, e da PR-239, até Coronel Domingos Soares, no Sudoeste do Estado. As duas cidades ainda não têm ligação asfáltica com a malha rodoviária estadual.

Na PR-364, está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo. Em Irati, uma trincheira fará a ligação da PR-364 com a BR-153. Em São Mateus do Sul, o projeto prevê a restauração de 3 quilômetros de rodovia já pavimentada com alargamento dos acostamentos, implantação de calçadas e ciclofaixas na área urbana.

No trecho ainda não asfaltado, o traçado será aproveitado com implantação de rodovia em pista simples com acostamentos.

MAIS INVESTIMENTOS – No evento, Cida também autorizou novo curso de Engenharia Civil no câmpus da Unicentro em Irati e anunciou a criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, também de Irati.

“Nossa região foi contemplada com investimentos importantes”, disse o prefeito Derbli. Ele ressaltou que o município terá um Condomínio do Idoso, projeto da Cohapar que já está em licitação. “Um investimento de R$ 5 milhões, totalmente do Estado”, destacou ele.

A governadora Cida Borghetti assina Ordem de Serviço para obras de pavimentação na PR-364, ligando o perímetro urbano de São Mateus do Sul ao trevo da BR-153, em Irati, passando pelo município de Rebouças. Participaram: prefeito de Irati, Jorge David Derbli Pinto; secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion; o deputado federal, Ricardo Barros; entre outros.
Irati, 13-12-18.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.