Entrevistas para o Empretec estão sendo realizadas na Aciai

O Empretec é um seminário para potencializar capacidades empreendedoras, organizado pelo Sebrae, acontece em Irati através de parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai).

Uma das etapas preparatórias é a entrevista com os candidatos, onde são avaliados uma série de critérios que irão determinar o seu ingresso, ou não, no Empretec. Neste sentido, durante essa semana do dia 24 a 28 de setembro, os inscritos passam por essa primeira avaliação do perfil empreendedor.

O QUE É?

O  Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor, bem como a identificar novas oportunidades de negócios. Atualmente, é promovido em cerca de 40 países.

No Brasil, o Empretec é realizado com exclusividade pelo Sebrae desde 1993 e já capacitou 258 mil pessoas em 11 mil turmas distribuídas pelas 27 unidades da Federação. Todo ano, cerca de 10 mil participantes passam pelo Empretec.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em 2017 com 2.884 clientes atendidos, a satisfação geral com o Empretec é muito positiva: 75% dos participantes ficaram muito satisfeitos, tendo atribuído notas 9 ou 10 para curso, gerando nota média de 9,1.

A maior parte das empresas, após participação no Empretec, registrou um aumento no faturamento mensal. E a nota média da recomendação do Empretec alcançou 9,6 pontos.

Por ser uma capacitação eminentemente comportamental, o Empretec proporciona aos seus participantes melhoria no desempenho empresarial, mais segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades, entre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial e, por consequência, reduzindo significativamente as possibilidades de fracasso.

COMO FUNCIONA

São 60 horas de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais:

1. Busca de oportunidade e iniciativa
  2. Persistência
  3. Correr riscos calculados
  4. Exigência de qualidade e eficiência
  5. Comprometimento
  6. Busca de informações
  7. Estabelecimento de metas
  8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
  9. Persuasão e rede de contatos
  10. Independência e autoconfiança

Tendo esse perfil comportamental como modelo, o participante se autoavalia, identificando seus pontos fortes e fracos, e novamente é desafiado a adotar uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fraquezas.

A mudança comportamental se reflete direta e imediatamente nos resultados pessoais e empresariais.

COMO PARTICIPAR

Para participar, procure o Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Irati ou ligue no (42) 3423-1422 e inscreva-se para a seleção.

Em seguida, agende uma entrevista, composta de perguntas sobre situações do seu cotidiano. Não é de caráter psicológico, é sigilosa, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato. Isso vai auxiliar o Sebrae, durante o Seminário do Empretec, nas orientações para o grupo de pessoas selecionadas.

Após a entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário, e pode então, se matricular para o Empretec, mediante o pagamento da taxa.

NOVIDADES

O Empretec está mais moderno, com novos conteúdos e metodologia como Design Thinking, Modelo de Negócios e Sustentabilidade, além de dois workshops que acontecem 21 dias após o seminário. E teremos mais novidades, aguardem!