Aciai apoia Cartilha Educativa de Trânsito

Na manhã desta terça-feira (15), foi lançada a Cartilha Educativa do Trânsito. A Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) é uma das apoiadoras da iniciativa. O evento aconteceu na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo.

“Precisamos educar as novas gerações para que tenhamos as mudanças no trânsito necessárias para torna-lo mais seguro. Além de pensar lá no futuro, são as crianças também as maiores sensibilizadoras dos pais e avós, por isso acreditamos que essa proposta tem tudo para promover as mudanças de comportamento tão importantes que queremos no trânsito”, destaca o presidente da Aciai, Oscar Muchau.

CARTILHA

O material é voltado a alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de Educação. O livreto é um conjunto de informações, em linguagem e ilustrações lúdicas, sobre alguns cuidados que devem ser observados no trânsito, normas a serem respeitadas por todos para que sejam evitados acidentes.

A cartilha, elaborada com linguagem simplificada a fim de atrair alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, visa esclarecer os procedimentos que devem ser seguidos por motoristas, ciclistas e pedestres tanto nas vias públicas quanto em estradas do interior.

Do total previsto de 5.000 unidades, a primeira leva, de aproximadamente 1.000 cartilhas impressas irá atender ao lançamento do programa que, em sua totalidade, será levado a 29 escolas municipais. Nos dias e horários nestas escolas, haverá a explanação didática das regras e cuidados no trânsito, e também um segundo momento que é a parte lúdica do projeto, e levará a figura do “Nhô Pacífico”, interpretado por José Maria Grácia Araújo, para conversar com as crianças.

A cartilha é um projeto da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, em conjunto com a Comissão Municipal de Trânsito, e conta com apoio da Guarda Municipal, Aciai, Iratran, Secretarias de Educação e de Segurança, Construtora Cathio, Câmara Municipal e Copycenter.

Texto: Assessoria de imprensa Aciai, com informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Irati