Cartilha reforça ações contra a pirataria e contrabando

Iniciativa lançada pelo Fecomércio PR busca incentivar o comércio legal

A pirataria e contrabando são crimes previstos no Código Penal Brasileiro. A ação tem movimentação financeira superior ao narcotráfico, e é financiada pelo crime organizado, tanto nacional quanto internacional.

Devido a relevância e impacto econômico, o Fecomércio PR lançou uma Cartilha Contra a Pirataria e Contrabando. O objetivo do material é garantir a segurança do consumidor e, principalmente, do cidadão – pois ao agir de maneira adequada e responsável, a pessoa demonstra seu compromisso com a lei.

Em um comércio que paga impostos, respeita os direitos dos funcionários, emite nota fiscal e dá garantia do que vende, o cliente tem a certeza de comprar um produto que gera empregos e receitas que acabam retornando para ele mesmo, na forma de obras e serviços realizados pelo governo.

Estima-se que no Brasil hoje a evasão fiscal gira em torno de R$ 40 bilhões ao ano, conforme dados da Associação Brasileira de Combate à Falsificação. Outro dado interessante é que o comércio ilegal tira do mercado 2 milhões de empregos formais.

APOIO DA ACIAI

A Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), apoia a divulgação da Cartilha Contra a Pirataria e Contrabando. A entidade reforça a necessidade das ações que fortaleçam a fiscalização, por isso a relevância das ações entre comerciantes e órgãos fiscalizadores.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, estima-se que a falsificação e a pirataria custam às empresas, no mundo US$ 638 bilhões de dólares por ano.