Lideranças participam de evento para discutir planejamento estratégico de Irati

Na manhã de quarta-feira (11), aconteceu na Aciai um evento para debater o tema “O Futuro da Minha Cidade pensado e planejado pela sociedade civil – construindo uma cidade resiliente”.  Diversas lideranças políticas, organizadas e civis estiveram presentes.

O presidente da Aciai, Oscar Muchau, comenta que o encontro teve o foco de mobilizar a sociedade civil e organizada para ser participante e protagonista de seu futuro. “Precisamos nos organizar na construção de uma cidade planejada, com vistas para um futuro próspero, investindo em programas de planejamento e desenvolvimento, identificando e mapeamento ideias sustentáveis e inovadoras”, frisa Muchau.

Ações essas que integram as metas e objetivos na criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Irati-Codeir, projeto a ser desenvolvido pela Aciai, com o apoio de entidades de classe, sociedade civil organizada, órgãos públicos e a comunidade.

Quem conduziu o evento foi Marcia Santin, ela tem uma ampla experiência na área de consultoria e planejamento estratégico de cidades, formação de mecanismos de interlocução entre a sociedade civil e o poder público.  Ela também já trabalhou como diretora executiva do Codem – Conselho do Desenvolvimento Econômico de Maringá.

“O futuro virá de qualquer forma, se vamos ser protagonistas ou reféns, a escolha é nossa. É necessário fazer um planejamento estruturado baseado em todos os indicadores econômicos e sociais”, destaca Marcia Santin.

Com uma abordagem girando principalmente sobre “Qual será o futuro da minha cidade”, Marcia explanou aos presentes a importância econômica e social de haver um planejamento estratégico. Durante a abordagem, ela citou exemplos de outras cidades, tanto positivas, quanto negativas, quanto a existência ou não de se planejar.

O prefeito Jorge Derbli, comentou sobre como ter um estudo estratégico interfere na gestão pública. “Na hora de tomar uma decisão vem a incerteza do que realmente é o certo, a melhor maneira de beneficiar a população. Por que em Irati não há nenhum estudo estratégico que nos oriente no sentido de avaliar para onde nossa cidade está caminhando”, menciona o prefeito.

SEGUNDO ENCONTRO

Esta primeira reunião aconteceu para que fosse explanado sobre a possibilidade de criação e o que será o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Irati-Codeir. Após as explicações pela palestrante, foi dado a oportunidade ao público presente de fazer perguntas e questionamentos.

A possibilidade de criar esse Conselho com o objetivo de fazer um levantamento e direcionamento para um crescimento sustentável do município a médio e longo prazo, foi bem aceita pelas lideranças presentes. Por conta disso, uma segunda reunião deve ser marcada para tratar dos aspectos técnicos e operacionais, o que deve ocorrer no próximo mês de novembro.