Aciai busca mais rigor na realização de feiras do comércio em Irati

Na última sexta-feira (4), a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) participou de uma reunião na Prefeitura de Irati para tratar sobre a realização e fiscalização de feiras do comércio no município.

Hoje, esse tipo de comércio é regularizado pela lei 1432/97. “Consideramos que é preciso que haja mais rigor para a realização desse tipo de comércio, principalmente por que esses comerciantes vêm de fora de Irati e ofertam produtos que muitas vezes tem origem ilícita”, explica o presidente da Aciai, Oscar Muchau.

A necessidade de rever os critérios que autorizam e regularizam as feiras ocorreu após ter sido realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho, um evento deste porte na cidade. “Fizemos um ofício solicitando à Receita Federal e Receita Estadual para que fosse feita a fiscalização dos produtos que estavam sendo ofertados nesta feira”, comenta Muchau.

Uma lei mais rígida para esse tipo de comércio é uma pauta levantada pela Aciai e que representa a solicitação de seus associados. “Nós do comércio de Irati priorizamos a qualidade e legalidade de nossos serviços e produtos ofertados. Isso resulta em qualidade e segurança para o cliente ao realizar uma compra”.

Ele pontua que são os comerciantes iratienses os que “promovem o desenvolvimento saudável da economia, trazendo também resultados positivos para o município”, destaca Muchau.

O debate resultou no compromisso de reorganizar a lei 1432/97 com o objetivo de que as regras sejam cumpridas para a segurança de todos. E também para que órgãos fiscalizadores tenham maior autonomia nesses procedimentos.

Participaram da reunião, o presidente da Aciai, Oscar Muchau, a secretária executiva da Aciai, Simone dos Anjos, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, o chefe de gabinete, João Almeida Junior, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Andreassa, o secretário da Fazenda, Valmir Emiliano, do departamento de Tributação, Sidnei Chaves, do Sindicato Patronal, Bernadete Littieri, e a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, Nair Novak, entre outras lideranças.