Aciai firma três convênios para impulsionar o desenvolvimento econômico

Durante o evento Top Of Mind, realizado na sexta-feira (19), a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), assinou três importantes convênios para estimular o desenvolvimento empresarial e proporcionar benefícios aos seus associados. Foram oficializadas as parcerias com a Fomento Paraná, Agência Paraná de Desenvolvimento e Plano de Saúde São Camilo.

“Nosso trabalho a frente da Aciai é proporcionar contínuas melhorias para o empresariado, através de iniciativas que estimulem investimentos e a geração de renda. Todas as ações têm como foco o desenvolvimento econômico e social de nosso município, pensamos que esse é o caminho para Irati e região atrair cada vez mais investimentos”, afirma o presidente da Aciai, Oscar Muchau.

O prefeito Jorge Derbli destacou que “a assinatura das parcerias representa uma importante ação para captar recursos para os pequenos, médios e grandes empresários, fomentando seus empreendimentos. Os convênios terão um grande benefício a médio e longo prazo, pois isso nos trará um ‘raio-X’ da cidade e do potencial de Irati. O programa municipal de atração de investimentos será uma grande ferramenta, pois precisamos de emprego e renda para o nosso povo”.

A deputada federal, Leandre Dal Ponte, parabenizou a Aciai pelo reconhecimento aos empresários. “O empreendedorismo não nasce e se desenvolve sozinho, é preciso que haja ferramentas de incentivo para que esse potencial proporcione geração de renda e empregos no município. A Aciai vai além desse apoio e também trabalha pelo desenvolvimento social de Irati e região”, reconhece Leandre.

O presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná e secretário do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba,  Marcello Richa, destacou que as parcerias proporcionam não só o desenvolvimento econômico, mas também o social. “As parcerias abrem novas oportunidades de crédito para micro e médio empreendedores, sem deixar de lado a visão atenciosa de grandes empresários e indústrias, para que haja um novo olhar para Irati, como o de grande polo da região Centro-Sul”, destacou Marcello.

O evento contou também com a presença de diversas autoridades políticas e de entidades representativas de Irati, região e do estado do Paraná.

FOMENTO PARANÁ

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento, a realização de negócios e obras que possam melhorar a qualidade de vida, gerar emprego e renda no município, a Aciai, Fomento Paraná e Prefeitura de Irati oficializaram convênio para facilitar o crédito a empreendedores.

Muchau explica que inicialmente a Aciai vai operar com as linhas de microcrédito. “São em valores de até R$ 10 mil para pessoa física (informais, autônomos, entre outros) e até R$ 20 mil para pessoa jurídica (MEI, EIRELI, microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil)”, esclarece.

O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, comenta que o edital já está aberto. “Os agentes vão começar a trabalhar e vão encontrar empresas que precisam de valores maiores. Nesse caso eles vão orientar o empreendedor como proceder para obter o crédito. E oportunamente a própria Aciai poderá operar esses financiamentos de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão, atuando como correspondente da Fomento Paraná”, menciona Barbosa.

De 2011 a 2017, a Fomento Paraná foi responsável em Irati pela contratação do setor privado de 71 contratos, o que representa um montante de R$ 1,279.178,92, já no microcrédito, foram 68 contratos que somam R$ 679.278,92.

PMAI

Outro convênio assinado foi entre a Agência Paraná de Desenvolvimento, Aciai, Prefeitura de Irati e Câmara de Irati, para a realização do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), que fará uma análise técnica para apontar quais áreas comerciais em Irati têm potencialidade para atrair investimentos.

Onildo Benvenho, assessor técnico da Agência Paraná de Desenvolvimento, comenta que o PMAI proporciona ferramentas para diagnosticar as potencialidades do Município.  “Há uma forte tendência pela retomada do crescimento, para isso, as cidades precisam ter um planejamento estratégico para atrair esses investimentos. A ideia é mostrar os pontos negativos e positivos do cenário, e como isso pode influenciar em todo o panorama”, destaca Benvenho.

Um estudo deve ser iniciado nos próximos dias para fazer esse diagnóstico. Os custos desse trabalho serão divididos entre Governo do Estado, Aciai, Executivo e Legislativo.

SÃO CAMILO

Ainda durante o evento, a Aciai firmou convênio com o Plano de Saúde São Camilo, que irá proporcionar um desconto aos associados, colaboradores e seus dependentes de 7%. Outro benefício é a gratuidade na adesão ao plano.

Ivan Gnatta, gerente administrativo do Plano de Saúde São Camilo, salientou que o objetivo é levar atendimento de qualidade a todos os associados e a população de Irati. “Queremos juntos com os hospitais e médicos credenciados disponibilizar atendimento humanizado e bem-estar aos pacientes, tudo isso através de opções acessíveis para as mais variadas necessidades”, explica Gnatta.

O Plano de Saúde São Camilo atua no Brasil há mais de 90 anos. Hoje, tem atuação na maioria dos estados brasileiros, são mais de 2.500 médicos credenciados que atendem nas mais diversas especialidades. Das 14 unidades hospitalares de atendimentos, duas delas ficam próximas de Irati, um em Ponta Grossa e outro, em União da Vitória.