Aciai e Unicentro expõem procedimentos para a realização de pesquisa de reconhecimento

Na manhã de segunda-feira (15), uma reunião foi realizada para explicar sobre como são realizados os procedimentos para a realização da pesquisa do prêmio Top Of Mind. Estiveram presentes representantes da Aciai, da Unicentro e empresários.

O presidente da Aciai, Oscar Muchau, disse que o prêmio de reconhecimento, instituído há 12 anos, sempre teve o objetivo de fazer um trabalho sério e que proporcionasse um diagnóstico da opinião popular.

“Com foco nessa seriedade procuramos essa parceria com a Unicentro para a realização dessa pesquisa junto a comunidade. Todos os anos buscamos oferecer um evento ainda melhor para a classe empresarial pelo trabalho que realizam em nossa cidade”, afirma Muchau.

O prêmio, que inicialmente era chamado de Destaque do Ano, teve essa mudança de nomenclatura, para Top Of Mind, a fim de esclarecer que a homenagem é para as empresas e profissionais mais lembrados.

O responsável técnico pelo levantamento, o professor de Estatística, Mario Menon, conta que nos últimos anos, a pesquisa teve uma média de 600 questionários respondidos. “Pela média estatística, quando esse número passa de 380 já significa uma amostra extremamente representativa, com margem de erro de 2,5% para menos ou mais”, expõe.

A pesquisa espontânea, é realizada pela Unicentro de Irati, que distribui, coleta e contabiliza os dados. “O trabalho de pesquisa sempre foi pautado na transparência”. Menon relata que em 2014, foram 708 entrevistados, em 2015 foram 605, e em 2017 foram 1.000 questionários entregues e 500, respondidos.

“Ele conta que este ano, foi mudado um pouco a logística na distribuição dos questionários. A amostragem foi feita de acordo com a população dos bairros, para que, a abrangência fosse ainda mais ampla”, esclarece.

Também participou da reunião o vice-diretor do campus da Unicentro Irati, Erivelton Fontana de Laat.

MELHORIA CONTÍNUA

O presidente da Aciai comenta que a intenção é sempre proporcionar a evolução e melhoria em todas as ações realizadas. “Estamos sempre abertos a receber sugestões. Consideramos que opiniões diferentes fazem parte de todos os processos, e se utilizadas positivamente, podem agregar nas ações”, pontua Muchau.

Algumas sugestões foram levantadas pelos presentes na reunião e que terão a viabilidade estudada para aplicação nas próximas pesquisas. Entre elas: dividir o questionário em três partes, por setores; alteração no período de coleta; e implantação de um questionário eletrônico.

O evento de entrega do Prêmio Realização Top Of Mind acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 20h no Centro de Eventos Italiano.