No evento de 110 dias de gestão, Aciai reforça a importância do engajamento nas ações

Quem quer fazer uma administração eficiente precisa fazer diferente, quebrar paradigmas e escutar sugestões de ideias é fundamental. No início da gestão, a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), se colocou a disposição da administração municipal para a colaboração em uma gestão participativa.

Nesse sentido, foi realizado na tarde de quinta-feira (20), a explanação pela gestão municipal de Irati dos 110 primeiros dias de governo. “Estamos empolgados em trabalhar pela nossa cidade, queremos ter sempre esse canal de diálogo com a população. Essa é uma forma de prestar conta do que estamos fazendo com o dinheiro do povo. Quero agradecer a todas as pessoas que estão colaborando a cada dia para construirmos uma Irati melhor”, afirma o prefeito, Jorge Derbli.

O presidente da Aciai, Oscar Muchau, ressalta que o trabalho para o desenvolvimento precisa ser conjunto, envolver a comunidade e as entidades. “É extremamente positivo a gestão municipal posicionar à população o trabalho que está fazendo com o dinheiro público. Prestar o esclarecimento das ações das secretrias. Isso nos permite acompanhar o que vem sendo feito em nosso município e quais as perspectivas de trabalhos futuros”, destaca.

Ademar Chami, ex-presidente da Aciai, ressalta que a entidade passou por diversas fases e todos esses caminhos proporcionaram a Aciai hoje ser extremamente representativa em Irati. “Todo esse trabalho, de uma associação que tem mais de 70 anos, nos demonstra muitos progressos significativos para nosso município. E temos a certeza que ainda vamos ir muito longe”, avalia Chami.

Um dos diretores da Aciai, Marcielo Mazzochin, diz que é preciso que haja mais envolvimento nas ações públicas. “A população, os empresários e as entidades por muito tempo não se posicionaram sobre a situação de nosso país. Por isso, chegamos a um ponto tão grave de crise política-financeira no Brasil. Estamos agora buscando fazer diferente, precisamos unir forças para reconstruir esse cenário”, afirma.

APRESENTAÇÃO

Para expor todo o trabalho que foi realizado nesses primeiros 110 dias de gestão, um vídeo foi apresentado relatando as principais ações de cada secretaria. Após, o prefeito Jorge Derbli, fez um breve apanhado da situação.

Na ocasião, o prefeito apresentou o projeto de revitalização do CTG Willy Laars, entre outras projetos e iniciativas que pretende desenvolver no município. Mas, ele esclareceu que todos os investimentos precisam de recursos e que só a vontade de fazer não é o suficiente. Para isso, o prefeito mencionou que tem procurado reforçar o alinhamento político para conseguir mais recursos para obras em Irati.

Para encerrar o evento, houve a explanação da Agência Paraná de Desenvolvimento sobre projetos e ações que podem ser contratados pelos municípios, a fim de alavancar a geração de renda e empregos. Quem falou sobre o assunto foi o gerente de Desenvolvimento Econômico e Empresarial, Jean Carlos Alberini.