Na Aciai, Sebrae reúne prefeitos para falar sobre investimentos em negócios na região

Estimular o planejamento e estratégias para o desenvolvimento do município é um dos primeiros passos de todo administrador público. Com o objetivo de debater ações para a melhoria do ambiente de negócios e formar comitês territoriais, o Sebrae/PR realizou na quinta-feira (20), o Seminário Territorial com Prefeitos.

O evento aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) e contou com a presença dos 10 prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Centro-Sul (Amcespar).

O presidente da Aciai, Oscar Muchau, ressalta que é preciso que o desenvolvimento econômico seja pensado também a nível regional. “É necessário um planejamento a nível local e outro regional. Dessa forma, podemos investir para que as iniciativas ocorram de forma conjunta pelo fortalecimento do comércio regional, com isso, certamente iremos conseguir melhores resultados para todos”, avalia.

EXEMPLO POSITIVO

Na ocasião, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, ministrou uma palestra para os prefeitos da Amcespar, onde citou exemplos de boas práticas de gestão. Maringá foi a primeira cidade a implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas durante a administração de Barros.

Ele comentou sobre os principais desafios encontrados pelos prefeitos, como por exemplo, a falta de recursos. “O planejamento da administração deve ser feito em parceira com a sociedade. Uma gestão eficiente se dá por meio de decisões firmes, planejadas e principalmente alinhadas junto aos cidadãos e demais órgãos executivos”, disse Barros.

FORMAÇÃO DOS COMITÊS

Para a formação dos comitês territoriais, o Sebrae/PR conta com as parcerias das associações dos municípios, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

O consultor do Sebrae/PR, Marlon Farias, destaca que muitas iniciativas do poder público, em conjunto com as lideranças locais, podem contribuir com a melhoria do ambiente de negócios.

Segundo ele, a ideia é que os comitês territoriais tenham suas ações focadas em seis temáticas, que incluem a educação empreendedora, compras públicas, crédito, inovação e tecnologia, associativismo, simplificação e desburocratização.

“Notamos que muitos dos municípios têm potencial significativo de compra. Quando analisamos dados por cidade, notamos que, no mínimo, 50% das compras são feitas de empresas de fora. Este é apenas um exemplo do que acontece. Portanto, as seis temáticas serão a base para a formação dos comitês territoriais”, explica.