Tendências do varejo mundial são expostas para empresários iratienses

Na noite de quarta-feira (22), aconteceu na Aciai a palestra “Transformando o Espaço em uma Experiência”, ministrada pela designer Raquel de Araújo. Ela é consultora na área de Design e em Marketing pelo Sebrae/PR, e diretora de projetos da Datamaker Design, além de possuir um extenso currículo na área.

Raquel falou sobre as suas vivências e as principais tendências expostas na maior feira de varejo, que foi realizada em Nova Iorque em janeiro de 2017, a Big Show da National Ratail Federation (NRF).

“Um dos focos principais da feira foi as pessoas e a forma como as empresas precisam se relacionar com esses novos perfis de clientes. Isso está relacionado principalmente a revolução digital, é preciso acompanhar essa mudança”, orienta.

Raquel explica que hoje o cliente está mais exigente e busca ter uma experiência com o produto ou serviço. “Não é mais apenas vender, é preciso agregar conhecimento”.  Uma das dicas da designer que foi exposta em Nova Iorque é que hoje o cliente se relaciona com a marca como se fosse um smartphone.

“Ele quer ter opções e dentre dessas possibilidades ter informação. Por exemplo, se ele vai comprar um chá é preciso orientar como fazer esse chá, de onde vem essa planta, quais os benefícios, tudo que posso estar relacionado com aquilo”, explica.

Ela apontou que a tendência é que os ambientes comerciais se tornem cada vez mais orgânicos e intuitivos, e menos racionais. “É preciso interagir com o cliente, ele sempre vai lembrar da experiência que teve com o seu serviço ou produto na hora de fazer uma nova compra”.

Raquel comenta que muitas coisas que foram expostas como tendências para o varejo em Nova Iorque já estão acontecendo no Brasil. “Às vezes as pessoas pensam que é necessário reconstruir a loja, e muitas vezes não, são pequenas mudanças, mas que interferem diretamente no sucesso do seu negócio”, fala.

O presidente da Aciai, Oscar Muchau, que também esteve na feira em Nova Iorque, participou da palestra em Irati. “Nós queremos trazer essas novas perspectivas para os empresários iratienses. Não podemos pensar em crise, precisamos buscar alternativas para que esses desafios tragam novas possibilidades para o nosso comércio”, defende Muchau.

As 30 vagas oferecidas na palestra foram todas ocupadas, durante as explanações os empresários puderam interagir, tirar dúvidas e se informar mais sobre o assunto. Quem quiser mais informações pode acessar o site www.datamaker.com.br.