Mais de 1,5 milhão de paranaenses entregaram a declaração do IR

A Receita Federal (RF) divulgou nesta quarta-feira (2) o balanço de contribuintes paranaenses que entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Até as 23h59 de segunda-feira (30), prazo regular, 1.569.426 declarações foram transmitidas. No Brasil foram entregues 25.244.122 declarações.

De acordo com o supervisor do Imposto de Renda da RF, Vergílio Concetta, o número final superou o esperado para a data limite, que era de 1.560.000 declarações. “Esse ano chegamos ao final do período com menos declarações faltando. Isso significa que o contribuinte se organizou e aproveitou melhor o tempo”, explicou.

Concetta ainda informou que a Receita já está processando as declarações tributárias entregues e que os contribuintes que não declararam serão intimados a concluir a processo. “Constatamos o contribuinte que não declarou, mandamos um aviso por Correio e ele terá o prazo de 30 dias para entregar o IR”, disse.

A multa mínima para quem não enviou a declaração no prazo é de R$ 165,74 e mais 1% ao mês, sobre o imposto devido. Quem acessar o programa no site da Receita Federal já terá à disposição a Darf, espécie de boleto, para pagamento da multa por atraso.

A ausência da declaração, além da multa mínima, pode acarretar prejuízos, como atrasar um financiamento, bloquear cadastro, entre outros.

O primeiro lote de restituição está programado para o dia 15 de junho, e tem prioridade 65 anos e portadores de doenças. Ao todo, são sete lotes regulares e o último será liberado em 17 de dezembro.

Fonte: agenciabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *