Finanças para Não Financeiros

OBJETIVO

Apresentar aos participantes as ferramentas analíticas básicas que permitam entender a dinâmica financeira e gerencial de uma organização e as principais técnicas utilizadas no cotidiano das empresas, baseado nos conceitos de Finanças e Matemática Financeira.

• Noções de Matemática Financeira
    • Juros compostos;
    • cálculo de parcelamentos e amortização de empréstimos;
    • aplicações financeiras e taxas de juros.
  • Introdução à Finanças
    • O que finanças;
    • Funcoes do área de finanças;
    • Visao geral do mercado financeiro.
  • Elaboração e interpretação de relatórios financeiros
    • Demontração de Resultados e balanço Gerencial.
  • Análise de viabilidade de investimentos
    • Fluxo de caixa de longo prazo;
    • Cálculo da taxa interna de retorno;
    • Modelo do fluxo de caixa descontado e cálculo do VPL.

RESULTADOS ESPERADOS

Ao término do curso o participante estará capacitado a entender os principais relatórios de gestão financeira que orientam as decisões no dia a dia, calcular corretamente os custos financeiros envolvidos nas operações, e entender a dinamica do mercado financeiro.

CARGA HORÁRIA

16 h/a

DATA:

08 e 09 de Dezembro 2010 – Irati – ACIAI

PRÉ-REQUISITO

Noções básicas da Calculadora HP12 C.

Prof. Marco Antônio Cunha

Mestre em Gestão Empresarial EBAPE / FGV – Fundação Getúlio Vargas, em 2002; pós-graduado em Economia de Empresas pela UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1996; graduado em Farmácia UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1989. Profissionalmente atuou como empresário nas áreas de varejo, indústria cosmética e construção civil; ocupou cargo de diretor de pós-graduação no CESCAGE – Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais; ocupou diretoria e conselho fiscal da ACIPG – Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa e outras entidades de classe; prestou consultoria nas áreas de gestão e especialmente em finanças para empresas das áreas de ensino, agronegócios e varejo; ministrou cursos in company para CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Banco CNH, Banco do Nordeste, Volvo do Brasil, Kraft Alimentos, através do ISAE/FGV; professor dos cursos de pós-graduação da FGV.