Relacionamento é Diferencial!

Pessoas com habilidade em relacionar-se melhor, estarão melhor classificadas para concorrer às melhores Oportunidades!

O relacionamento interpessoal tem sido um dos grandes desafios diários, seja no ambiente pessoal ou profissional. Na vida familiar por mais que exista desentendimentos, muitas falhas são relevadas em nome do amor e do vículo afetivo, mas no ambiente profissional, normalmente as empresas não são tão condescendentes.

Saber respeitar os direitos e os limites do outro é fundamental para se manter no trabalho, especialmente para  pessoas que tem interesse em crescer profissionalmente.

Atualmente quando se fala de oportunidades dentro da empresa dois aspectos principais são analisados. AsCompetências Técnicas e as Competências Comportamentais. O que vemos com frequência são pessoas com altíssimo desempenho técnico, porém, quando se fala de convivência nem sempre os resultados são tão positivos.

Podemos exemplificar a situação com um caso simplesr: Um padeiro/confeiteiro era muito elogiado por todos os clientes pela qualidade dos pães e doces que fazia. O dono da empresa ao visualizar sua alta competência na execução de suas tarefas, decidiu que deveria dar uma oportunidade a ele de ser promovido. Porém, suas habilidades em falar com os subordinados, o jeito de distribuir e cobrar as tarefas eram feitas de maneira muito ríspida. Dentro de pouco tempo o colaborador que era considerado destaque da empresa, se tornou um grande problema. O dilema do dono da empresa passou a ser “o que faço com esta pessoa?”, pois agora estava sem um ótimo padeiro/confeiteiro e ainda com um péssimo encarregado de equipe.

O exemplo acima é mais frequente do que se imagina. O desafio está diretamente ligado a Qualidade do Relacionamento Interpessoal.

Um erro bastante frequente é acreditar que se o profissional desempenha bem a função técnica, conseguirá comandar uma equipe com a mesma eficiência. Porém, certamente uma coisa não necessariamente está ligada a outra.

Entende-se que treinar uma pessoa tecnicamente é muito mais rápido do que desenvolver habilidades de relacionamentos, por este motivo muitas empresas preferem contratar profissionais com alto desempenho interpessoal e deixar para treinar os aspectos técnicos após serem contratados. Pessoas com habilidade em relacionar-se estarão melhor classificadas para concorrer às melhores Oportunidades.

Sabemos que passamos grande parte do nosso tempo dentro da empresa, nada mais natural que termos a preocupação em mantermos uma boa convivência com todos para termos melhores resultados e mais qualidade de vida. Para isso é fundamental o respeito ao outro e a capacidade de colocar-se no lugar do outro – o que chamamos de “empatia”.

É importante resaltar que a preocupação em ter uma boa convivência deve ser uma preocupação de todos, tanto de colaboradores quanto das lideranças. Pois empresas que possuem um clima de trabalho favorável, tendem a passar uma imagem positiva para os clientes, vender mais e obter mais sucesso!

A busca por melhor convicência é uma escolha diária em cada Relacionamento!